Apple não está mais trocando iPhones 7/7 Plus com problemas no microfone fora da garantia

Há dois meses, comentamos aqui que a Apple tinha silenciosamente reconhecido um problema — causado após a instalação do iOS 11.3 ou 11.3.1 — que impedia o funcionamento do microfone de alguns iPhones 7/7 Plus durante chamadas telefônicas ou via FaceTime, além de impedir a ativação do recurso de viva-voz.

Na ocasião, a Maçã abriu um pequeno (e silencioso — tanto que só foi descoberto após a divulgação de um documento interno) programa de trocas que contemplava inclusive aparelhos cuja garantia já havia expirado. Agora, esse não é mais o caso.

Segundo informações obtidas pelo MacRumors por meio de fontes em Centros de Serviço Autorizados Apple, a Maçã apagou o documento interno que orientava suas assistências a oferecerem o reparo gratuito de iPhones afetados pelo problema fora da garantia. Agora, caso seu aparelho apresente a disfunção e não esteja mais coberto pela garantia padrão da empresa ou pelo AppleCare+, será necessário pagar a taxa padrão de conserto para repará-lo.

O que torna toda a história muito estranha é que a Apple em nenhum momento se pronunciou oficialmente sobre a questão; até onde se sabe, ninguém tem certeza do que tem causado o problema nos microfones dos iPhones afetados — a não ser pelo fato de que o defeito só aparece mesmo nos aparelhos rodando o iOS 11.3 ou 11.3.1 (que não estão mais sendo assinados pela Apple, ou seja, ninguém pode mais instalá-los oficialmente).

Deixando os consumidores assim, no escuro, e cancelando as trocas fora da garantia, a Apple comete um erro duplo, uma vez que não esclarece a razão do problema e deixa que os usuários afetados tenham que pagar para resolvê-lo — sendo que nós não sabemos se ele foi causado por um erro da própria Maçã, em primeiro lugar.

Ainda que a falha tenha afetado um (suposto) número pequeno de usuários, não é legal o que está acontecendo. Veremos se a história ainda guarda mais desdobramentos ou se vai ficar por isso mesmo.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes