O melhor pedaço da Maçã.
Apple Watch Series 3 (GPS + Cellular)

Apple Watch Series 3 (GPS + Cellular) ainda depende do iPhone para algumas coisas

Quando o Apple Watch Series 3 foi anunciado e ouvimos que ele finalmente ganharia suporte a redes celulares, muitos imaginaram que isso era o que faltava para ele se tornar completamente independente do iPhone. Bom, como agora sabemos, não é nem de longe o caso, ainda.

Publicidade

O Apple Watch ainda precisa ser emparelhado e configurado usando um iPhone, e todos os apps de terceiros são também instalados por ele. Além disso, o próprio plano celular para o relógio — aqui no Brasil, por enquanto oferecido apenas pela Claro — é atrelado ao principal, já que você usa o mesmo número de telefone nele.

Mas a coisa vai um pouquinho além disso, conforme nos alertou o leitor Rodrigo Mazzola com base neste vídeo do YouTube. Basicamente, o cara aponta que tudo o que depende da operadora ainda precisa necessariamente passar pelo iPhone — o que faz sentido, infelizmente. Explico.

O Apple Watch Series 3 (GPS + Cellular) obviamente possui um chip próprio, que é soldado à placa lógica (o chamado eSIM). Ele até tem, tecnicamente, uma conta e um número de telefone próprio nos olhos da operadora, mas é graças a um sistema criado pela Apple que o iPhone pode “encaminhar” tudo o que vem da operadora para ele — e isso inclui ligações telefônicas, SMS e MMS — ao Apple Watch emparelhado. É assim que a coisa funciona na prática, e o porquê de você não ter um número diferente do relógio; o número não é “clonado” nos dois chips, como imaginava-se originalmente.

Publicidade

E está aí a explicação para o que o YouTuber aponta no vídeo: especificamente para as coisas que dependem do número principal atrelado ao iPhone, este precisa estar necessariamente ligado e conectado à rede para que tudo funcione no Apple Watch.

A própria Apple informa isso na primeira nota de rodapé deste artigo de suporte:

Para receber SMS, MMS ou notificações por push de apps de terceiros no Apple Watch Series 3 (GPS + Cellular), o iPhone emparelhado deve estar ligado e conectado à rede celular ou Wi-Fi, mas não precisa estar próximo.

Para tudo o que não depende da operadora (como usar a Siri, enviar e receber iMessages, ouvir músicas, verificar a previsão do tempo, controlar a sua casa, usar apps de terceiros, etc.), o Apple Watch Series 3 (GPS + Cellular) continua funcionando perfeitamente com a sua conexão direta à rede da operadora de telefonia celular.

É curioso observar que a nota da Apple não cita ligações, e comentários no vídeo em questão confirmam que ainda é possível fazer e receber chamadas mesmo com o iPhone desligado. Vai entender! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

CYCO ajuda você a tomar suas medicações com uma mãozinha do iPhone

Próx. Post

Apple não está mais trocando iPhones 7/7 Plus com problemas no microfone fora da garantia

Posts Relacionados