Instagram agora permite que você remova seguidores da sua conta pública — entre outras novidades

Mais uma semana, mais uma leva de novidades no Instagram — desta vez, bastante focadas em privacidade e controle de uso. Vamos dar uma olhada nelas?

Remover seguidores

A primeira ferramenta que está chegando à maior rede social de fotos do mundo (e provavelmente a futura maior rede social do mundo, ponto) foi avistada e confirmada pelo The Verge. Trata-se de uma funcionalidade que permitirá aos usuários remover seguidores dos seus perfis, mesmo que suas contas sejam públicas.

Novo recurso para remover seguidores no Instagram

Até agora, o Instagram permitia a remoção de seguidores apenas de perfis fechados, mas a nova ferramenta deve oferecer uma opção mais “amena” para quem quer que algum determinado usuário deixe de acompanhar seus passos no feed e nas Stories sem necessariamente bloqueá-lo.

Claro, nada impede que o perfil removido note que foi “educadamente expulso” da sua lista de seguidores e o faça novamente (ou, ainda pior, vá tirar satisfação com você) — aí, a solução é o bloqueio, mesmo. Imagino que o Instagram esteja pensando no recurso mais como algo direcionado àquelas contas que não ligam muito para você e que só estão lá fazendo número ou coisa do tipo.

O recurso já está aparecendo para um número de usuários no Android e, para colocá-lo em ação, basta acessar sua lista de seguidores e tocar nos três pontinhos ao lado direito de cada conta. Logo, a ferramenta deverá se espalhar para todos os usuários do Instagram.

Autenticação de dois fatores melhorada

Um artigo publicado ontem pela Motherboard causou temor na comunidade tecnológica ao redor do mundo ao descrever um ataque cibernético que toma controle do número telefônico da pessoa e permite que hackers recebam suas mensagens de texto, possibilitando a mudança de senha em serviços que oferecem o recurso de autenticação de dois fatores apenas via SMS — como o Instagram, que, aliás, é um dos alvos favoritos dos criminosos (que utilizam o ataque para tomar controle de contas com usernames curtos ou visados).

A rede social de fotos respondeu à polêmica rapidamente, confirmando ao TechCrunch que está construindo um novo método de autenticação por dois fatores que funcionará por outras vias além do SMS, como os apps de autenticação Google Authenticator ou Duo. Uma leitora do site forneceu screenshots da nova ferramenta ainda em testes no Android:

Novo método de autenticação por dois fatores do Instagram

Novo método de autenticação por dois fatores do Instagram

Ainda não sabemos quando o novo método de autenticação por dois fatores será liberado para todos os usuários, mas — considerando a urgência da situação — é de se esperar que o Instagram aja rápido no assunto. Assim esperamos, pelo menos.

Formulário para verificação

Entre todas as redes sociais, a conta verificada no Instagram é a mais desejada de todas e, ao mesmo tempo, a mais difícil de se obter. A rede nunca disponibilizou um meio oficial para que usuários solicitassem a verificação (como o Twitter faz há anos, por exemplo), o que criou todo um mercado obscuro de pessoas que dizem ter contatos na empresa e cobram até US$15 mil(!) para autenticar o seu perfil — o que, como era de se esperar, gera um sem-número de golpes e outras situações delicadas.

Agora, como informou o jornal Nine, isso deve ficar para trás: figuras públicas poderão requisitar a verificação de suas contas através de um formulário oficial, que poderá ser acessado nas configurações do próprio app do Instagram. Por enquanto, o recurso está sendo testado apenas no aplicativo para iOS em alguns locais da Austrália e outros países não especificados e não se sabe quando ele será oficializado.

Novo formulário para requisição de verificação no Instagram

É bom notar que, caso você esteja pensando que, por isso, qualquer um vai conseguir obter o chique selinho azul, você está redondamente enganado: o Instagram continua definindo a verificação de perfis como uma funcionalidade exclusiva “para a presença autêntica de uma figura pública notável, uma celebridade, uma marca global ou uma entidade”. Portanto, não adianta que suas fotos sejam muito boas ou que você tenha seguidores na casa dos quatro dígitos.

Adesivo de perguntas nas Stories

Esse aqui dispensa apresentações: se você tem uma conta no Instagram, certamente já foi bombardeado com o novo recurso, apresentado na última semana, enquanto dava aquela olhadinha nas Stories dos seus contatos. Os novos adesivos de perguntas são definidos pela rede como mais uma forma de interação na — cada vez maior — plataforma de conteúdo efêmero e servirá para lhe aproximar ainda mais de amigos (ou amigos em potencial).

Novos adesivos com perguntas do Instagram

Você pode usufruir da nova ferramenta puxando a gaveta de adesivos (deslizando o dedo para cima) na tela de edição de uma Story. Basta digitar uma frase, como “me façam perguntas” e publicar o conteúdo para que seus amigos enviem questões diretamente para você. As perguntas ficarão visíveis na lista de quem visualizou a Story e você pode tocar em qualquer uma delas para respondê-la — seus outros seguidores não saberão quem fez a pergunta, a não ser que você escolha citar a pessoa.

O recurso, como vocês certamente já sabem, já está disponível para todos os usuários da rede.


Ícone do app Instagram

Instagram

de Instagram, Inc.

Compatível com iPhones
Versão 85.0 (160.3 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

via 9to5Mac, Mashable

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes