Se você for corredor ou ciclista, precisa conferir esses apps

Estou aqui hoje para recomendar dois apps para você organizar, de uma vez por todas, o seu histórico de atividades físicas e tirar ainda mais proveito do seu Apple Watch para a prática de atividades físicas, principalmente corrida e ciclismo.

Se você corre/pedala/nada já há alguns anos, certamente já experimentou usar um Polar ou um TomTom; depois passou para um relógio GPS da Garmin; depois experimentou correr com um app do seu smartphone, como o Runkeeper, Runtastic, o Endomondo, o MapMyRun… e, talvez, atualmente partilhe as suas atividades no Strava com seu grupo de amigos. Certamente você deve ter muita estima pelo seu histórico de corridas/provas, seja para acompanhar o seu progresso nos treinos, para manter o registro da sua primeira São Silvestre ou ainda daquela meia-maratona de corrida de montanha que seu amigo lhe convenceu a ir.

É muito provável que o seu histórico tenha ficado distribuído entres várias dessas plataformas. Algumas, como o Strava e a Garmin, permitem exportar facilmente todo o seu histórico nos formatos GPX ou TCX (que contém os dados do percurso, tempos, batimentos cardíacos, etc.). Mas o Runtastic, por exemplo, faz essa tarefa ser desnecessariamente difícil, exigindo que você instale um software no seu computador para conseguir exportar em massa suas várias atividades.

Felizmente, existe uma solução boa e prática para conseguir gerir todo seu histórico de atividades em um único lugar. Trata-se do app RunGap. A interface dele não é das mais bonitas, mas é muito funcional!


Ícone do app RunGap - Workout Data Manager

RunGap - Workout Data Manager

de CTRL-N

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.26 (25.2 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app RunGap - Workout Data ManagerScreenshot do app RunGap - Workout Data ManagerScreenshot do app RunGap - Workout Data ManagerScreenshot do app RunGap - Workout Data ManagerScreenshot do app RunGap - Workout Data Manager

Veja só o que você pode fazer com ele:

Organize o seu histórico

A principal vantagem do app é facilitar a migração e a organização do seu histórico na plataforma que você preferir. O próprio RunGap pode servir de plataforma, mas a sua interface é muito limitada para analisar as atividades.

Então, escolha q sua plataforma preferida, na qual pretende centralizar o seu histórico, e use o RunGap para exportar todas as suas atividades para lá (ou apenas as que sejam mais importantes para você). Minha sugestão aqui é que você escolha uma plataforma que permita facilmente exportar o seu histórico, como o Strava por exemplo, caso um dia você queira migrar novamente. Ou então, exporte como um backup para o Dropbox.

RunGap num iPhone X

Para isso, vai precisar comprar a “Swag Bag” pelo menos uma vez, e poderá exportar as suas atividades durante três meses.

Compartilhe as suas atividades do Apple Watch

Como podemos ver nas novidades do watchOS 5, a Apple tem trabalhado para tornar o Apple Watch cada vez mais poderoso para a prática de atividades físicas. O novo alerta de ritmo (pace), por exemplo, é um recurso que ainda não está presente em alguns dos apps de terceiros mais famosos. Claro que ainda há mais recursos interessantes a serem implementados, como programação de treinos intervalados (só para ficar em um exemplo), mas com o tempo o app nativo vai ficando mais atrativo.

watchOS 5

Aqui, o RunGap também é de grande ajuda. Se você já usa ou pretende usar o app nativo do Apple Watch para as suas atividades, pode também usar o RunGap pode exportar tais informações para outras plataformas, assim mantendo o seu histórico organizado e ainda aproveitando os recursos de compartilhamento social das outras plataformas.

Entretanto, mais uma vez você terá que manter a assinatura do RunGap enquanto quiser fazer isso, renovando-a a cada três meses. Se não quiser assinar, há um outro app que permite exportar as informações do app Saúde para algumas plataformas (não tantas como o RunGap): o HealthFit. No longo prazo, fica mais barato comprar este app para exportar as suas atividades do Saúde, mas ele não serve para fazer migrações em massa nem ajudar a organizar o seu histórico.

Recentemente eu descobri uma plataforma na web com interface utilizável, gratuita, com muitas métricas avançadas e que não está ligada a nenhum serviço/app específico; chama-se Runalyze. Tenho centralizado minhas atividades lá e estou gostando — dá para exportar/importar o histórico em massa, também. O RunGap ainda não compartilha diretamente para ela, mas é possível exportar a atividade para o Dropbox, por exemplo, e depois carregar diretamente no Runalyze. O HealthFit, entretanto, já consegue exportar diretamente para o Runalyze — vale a pena dar uma conferida!

Como funciona para migrar o histórico?

Se você decidiu usar o RunGap para organizar o seu histórico, recomendo tomar alguns cuidados antes. Primeiro, compre a “Swag Bag” pelo menu lateral para habilitar as exportações. Depois, você deve organizar o seu histórico dentro do RunGap para só então exportar para a plataforma de destino, conforme descreverei abaixo.

Vamos considerar o seguinte cenário: no seu app Saúde você tem atividades que registrou com o Runkeeper em 2016, com o Runtastic em 2017 e com o Apple Watch em 2018, mas também gostaria de migrar o seu histórico do Runkeeper de 2013 e do Runtastic de 2014, quando ainda não existia no Apple Watch e nem o Saúde.

Nesse caso, você deve primeiramente migrar as atividades entres as plataformas de terceiros (do Runkeeper e Runtastic para o Strava, por exemplo). E aqui estou presumindo que não haja nenhuma atividade idêntica em uma plataforma e outra.

Caso as suas atividades já estejam todas organizadas no Saúde ou você só queira migrar coisas do seu histórico mais recente, pule o 1º e o 3º passos.

Eis o que deve fazer para a migração:

  1. Pelo menu lateral, vá até Accounts & Settings e adicione a conta do Runkeeper e a do Runtastic. Ele vai perguntar se você quer importar as atividades, confirme tocando em “Update”.
  2. Pelo menu lateral, vá até Accounts & Settings e adicione a conta do Strava. Ele vai perguntar se você quer importar as atividades, escolha a opção “Disable”.
  3. Vá até as atividades e puxe para baixo para garantir que todas atividades do Runkeeper e do Runtastic estejam sincronizadas. Aqui, você pode apagar alguma atividade que não queira exportar e pode usar o filtro para encontrar essa atividade. Infelizmente, não há como fazer múltipla seleção. Após ter carregado o seu histórico dos apps de terceiros no RunGap, pode passar para as atividades registradas com o Apple Watch.
  4. Pelo menu lateral, vá até Accounts & Settings e selecione Health, toque em Advanced Settings e marque “Use as a source”. Na área de Import Filtering, selecione Skip Activities Before e marque a data anterior à sua primeira atividade com o Apple Watch. Aqui, estou considerando que todas as atividades a partir de um determinado período foram feitas exclusivamente com o Apple Watch. Também é possível que você tenha misturado o uso de um app ou outro durante um tempo. Nesse caso, ou você apaga manualmente no RunGap, após ter feito a importação, cada uma das atividades que não são com o Apple Watch ou, antes de importar, vá à área Sources do app Saúde e apague as atividades daquele app (calma que depois você pode usar o RunGap para colocar essas atividades novamente no Saúde).
  5. Volte à aba atividades e puxe para baixo para garantir que todas atividades do Runkeeper, do Runtastic e do Apple Watch estejam sincronizadas.
  6. Toque em Share & Export no menu lateral e escolha Strava (também é uma boa ideia exportar para o Dropbox, para ficar como backup). Se você precisou apagar os dados de algum app no Saúde para poder ter apenas as atividades registradas com o Apple Watch, pode usar o RunGap para adicionar essas atividades novamente.
  7. A única forma de “esvaziar” o RunGap é apagando o app ou então você terá que apagar cada uma das atividades individualmente. Apagando o app e o instalando novamente, ele ficará sem histórico nenhum. Assim, você carregar nele somente as atividades do serviço específico que você precisa (no caso, o Runkeeper).
  8. Pelo menu lateral, vá até Accounts & Settings e selecione Health, toque em Advanced Settings e marque “Use as a destination”.
  9. Pelo menu lateral, vá até Accounts & Settings e adicione a conta do Runkeeper. Ele vai perguntar se você quer importar as atividades, confirme tocando em “Update”.
  10. Toque em Share & Export, no menu lateral, e escolha Health. Se você escolheu usar o Saúde como a sua plataforma para centralizar o seu histórico, basta alterar as Advanced Settings para usá-lo como destino e carregá-lo com o seu histórico.

Pronto, assim você deve conseguir deixar seu histórico de atividades organizado na sua plataforma de preferência, seja ela na web, no app Saúde ou num backup no Dropbox.

Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário aí embaixo! 😊

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