O melhor pedaço da Maçã.

Confira novidades trazidas nas novas betas do iOS 12 e do macOS Mojave, incluindo… um iPhone com dois chips?

Betas do iOS 12, do macOS 10.14 Mojave, do watchOS 5 e do tvOS 12

As grandes novidades do iOS 12 e do macOS Mojave já foram (mais ou menos) destrinchadas pela Apple na última WWDC, mas todos nós sabemos que, na maior parte das vezes, as coisas mais legais das atualizações não são os novos recursos mais notáveis e sim as pequenas mudanças que facilitam nossa vida de uma forma que a gente nem imaginava; ou pedaços de informação que dão pistas para futuros produtos de Cupertino.

Publicidade

Por isso é tão legal sair escarafunchando as betas dos sistemas e detectando essas novidades mais discretas. E é justamente para isso que estamos aqui: fazer um tour por algumas mudanças (ou possíveis mudanças) das mais recentes betas dos principais sistemas da Maçã. Vamos lá?

Dual-SIM?

Analisando os códigos da quinta versão beta do iOS 12, o 9to5Mac descobriu referências a um possível modelo de iPhone com suporte a dois chips.

Possível evidência de iPhone Dual-Sim encontrada no beta do iOS 12

A evidência está no código relacionado aos relatórios de diagnóstico do sistema, e incluem referências a um tal de secondSimStatus e secondSimTrayStatus, o que só pode corresponder à adição de mais um SIM em possíveis futuros iPhones — provavelmente um deles será fisico, como hoje, e o outro será digital (eSIM).

Publicidade

O desenvolvedor Guilherme Rambo encontrou uma evidência parecida, indicando um “plural” de cartões SIM bloqueados em futuros iPhones (e iPads?):

Publicidade

Mais uma: agora há um string pluralizado para “cartão SIM bloqueado” no iOS.

Claro, a adição é meramente a nível de software e a Apple pode simplesmente estar adicionando um recurso que não tem planos concretos de utilizar, apenas para deixar o sistema pronto caso mude de ideia a qualquer momento. Ainda assim, é de se suspeitar — mais ainda considerando que há rumores apontando para essa direção.

Ligações pelo HomePod

Mais uma novidade publicada pelo 9to5Mac. Uma nova tela de configuração do HomePod na beta mais recente do iOS 12 confirma a chegada de um novo recurso muito aguardado pelos donos da caixinha de som inteligente: a possibilidade de realizar ligações diretamente por ela, tal como já havia vazado recentemente.

Tela do iOS 12 beta mostrando recurso de ligações pelo HomePod

A imagem acima mostra as diferenças entre a tela anterior e a nova: agora, o texto adiciona o item “fazer ligações” na parte de tarefas que você pode solicitar ao HomePod quando seu iPhone está conectado à mesma rede Wi-Fi. É uma boa mudança em relação ao que temos hoje, quando você precisa necessariamente iniciar uma chamada do iPhone para só então transferi-la ao alto-falante.

AirPods

A beta 5 do iOS 12 traz imagens atualizadas da nova (e ainda não lançada) case dos AirPods, compatível com recarga sem fio do (também ainda não lançado) carregador AirPower.

Imagens da nova case dos AirPods com LEDs externos

O estojo é basicamente idêntico ao já existente, com a principal mudança na localização do indicador LED — antes, ele ficava na parte de dentro da case, e agora está na parte externa, para fácil visualização enquanto ele estiver repousando no carregador sem fio. A luzinha é exibida em duas cores: amarelo (para quando o acessório estiver com bateria fraca ou carregando) ou verde (para quando a bateria estiver cheia).

Papéis de parede do macOS Mojave

A quinta versão beta do mais novo sistema operacional dos Macs traz uma leva de papéis de parede inéditos, em temas que vão desde “metais líquidos” com cores bonitas até paisagens de desertos.

Novo Wallpaper do macOS Mojave

Aos que queiram deixar seus Macs de cara nova antes mesmo da chegada do novo sistema, essa pasta no Dropbox contém algumas das novas imagens lançadas pela Apple. As outras podem ser obtidas nesse post do 9to5Mac.

eGPU

Como informou o AppleInsider, a nova versão beta do macOS Mojave tem uma boa novidade relativa ao recém-adicionado suporte a eGPUs: uma forma fácil de ligar a aceleração pelos gráficos externos por app.

Opção de acelerar por eGPU por App no macOS Mojave

A opção pode ser encontrada ao clicar com o botão direito no arquivo do aplicativo em questão e ir em “Obter Informações”; a opção “Preferir GPU externa” pode ser, então, marcada ou desmarcada. Essa opção contempla tanto monitores externos como os painéis embutidos do iMac [Pro] e do MacBook Pro.

News

Como descobriu Guilherme Rambo, o aplicativo News no macOS Mojave é restrito às localidades onde está disponível (o que, como sabemos, ainda não inclui o Brasil). Mas é possível forçar a abertura do app por um simples comando no Terminal:

O app News no macOS Mojave usa o LSSuportedRegions para limitar sua disponibilidade a países específicos, mas você pode forçar a sua abertura com o comando open/Applications/News.app no Terminal.

Resta saber, claro, o quão limitada será a funcionalidade do aplicativo em países onde ele ainda não chegou. Veremos.

Saúde da Bateria

Recurso Saúde da Bateria sem a indicação de beta

Como nos avisou nosso leitor Luis Felipe Meira (obrigado!) pelo Twitter, a beta mais recente do iOS 12 deixou de exibir a inscrição “beta” para o recurso Saúde da Bateria — ou seja, agora em sua versão finalizada, ele deve trazer informações ainda mais precisas e confiáveis. Excelente!

Não Perturbe

Essa vem direto do Twitter do blogueiro e desenvolvedor Benjamin Mayo:

Na beta 5, a notificação agora lhe diz a que horas o Modo Não Perturbe está agendado para desligar.

…eu ainda acho meio estranho que um recurso projetado para silenciar todos os alertas coloque um alerta próprio bem da sua tela de bloqueio.

Eu discordo de Mayo — especialmente no caso de pessoas que tenham menos destreza no uso do aparelho, é importante ter um lembrete de que o recurso está rodando bem à vista dos olhos. E a adição mais recente, com a hora que o modo será desligado, é muito bem-vinda.

Outras novidades

O AppleInsider fez um vídeo bem legal mostrando outras novidades mais discretas do beta 5 do iOS 12, que incluem:

  • Botões mais escuros na Central de Controle;
  • Uma tela explicando o recurso de busca de letras no Apple Music;
  • Nova tela de introdução no Fotos;
  • Botão para aplicar aquelas configurações a todos os seus dispositivos no recurso Tempo de Tela;
  • Gráficos menores no app Bolsa;
  • Ícones atualizados no app News;
  • Novo feedback háptico no iPhone X ao fechar todos os apps na tela de multitarefa;
  • Novos toques de conexão e desconexão no FaceTime.

Vejamos:

YouTube video

·   •   ·

Por agora, é só — nós, claro, ficaremos atentos para quaisquer novidades que ainda possam aparecer por aí. E se vocês avistarem algo que não entrou no apanhado acima, não hesitem em nos contar!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Logitech adquire a Blue Microphones por US$117 milhões

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: Pocket Anatomy, Asketch, Music Convert-Audio Converter e mais!

Posts Relacionados