Ainda que o terceiro trimestre fiscal da Apple tenha sido um sucesso, com o aumento da receita e um salto enorme no valor arrecado com a venda de iPhones, o cenário no ranking de vendas de smartphones mundialmente não foi tão positivo assim para a gigante de Cupertino. Pela primeira vez, a chinesa Huawei ultrapassou a Maçã e passou a ocupar o segundo lugar entre as maiores vendedoras de smartphones durante o segundo trimestre deste ano.
De acordo com os dados mais recentes da International Data Corporation (IDC), e como confirmado pela Apple no anúncio do seu trimestre fiscal, foram vendidos 41,3 milhões de iPhones em todo o mundo. A IDC afirmou que a gigante foi responsável por 12,1% do mercado, número não muito diferente do que é normalmente registrado para a Apple no segundo trimestre do ano.
No entanto, o crescimento vertiginoso da fatia ocupada pela Huawei na venda de smartphones já era observado. O número de smartphones vendidos pela companhia cresceu surpreendentes 41% quando comparado ao mesmo período do ano passado (para se ter uma ideia, o crescimento das vendas de iPhones foi de apenas 1%).
Na prática, a Huawei vendeu 15,7 milhões de aparelhos a mais num comparativo a ano a ano. Além disso, a companhia continua a liderar as vendas no mercado chinês, com uma participação recorde de 27% no segundo trimestre no país. Para a IDC, os motivos que levaram ao sucesso de vendas dos aparelhos da companhia foi a linha de dispositivos P20/P20 Pro, que varia de US$600 a US$800 por lá, e o lançamento da tecnologia “GPU Turbo” no início deste ano.
A Samsung continuou líder geral no ranking de dispositivos para o segundo trimestre, com 71,5 milhões de aparelhos vendidos e 20,9% do mercado. Abaixo da Apple, em quarto e quinto lugares, estão Xiaomi e OPPO, com 31,9 e 29,4 milhões de smartphones vendidos, respectivamente.
No geral, foram vendidos cerca de 342 milhões de smartphones durante o segundo trimestre deste ano, uma redução de 1,8% quando comparado ao mesmo período do ano passado. A queda também aponta para o terceiro trimestre consecutivo de baixa nas vendas para o mercado global. As empresas de análise Canalys e Strategy Analytics também publicaram seus relatórios acerca das vendas de smartphones durante o segundo trimestre e os resultados vão ao encontro desses divulgados pela IDC.
Como sabemos, esse é realmente o trimestre mais fraco para a Maçã, contudo, é provável que esse cenário mude ao longo dos próximos trimestres. Depois que os novos iPhones forem lançados, é esperado que o número de vendas da Apple seja muito maior do que o de trimestres e anos anteriores, considerando que os rumores apontam para uma linha de iPhones com três modelos — entre eles um com custo mais baixo que poderá ser um grande sucesso de vendas em vários mercados.
via 9to5Mac