O melhor pedaço da Maçã.
Qualcomm

Qualcomm quer conhecer os esquemas técnicos dos chips da Intel utilizados em iPhones

Se a mixórdia entre Apple e Qualcomm já estava longe de acabar, a maior fornecedora de chips mostra que está disposta a prolongar ainda mais essa batalha judicial, que já envolveu até mesmo os consumidores da Maçã. No meio desse fogo cruzado, não é a primeira vez que a Qualcomm parece se incomodar com o estreitamento dos laços entre a Apple e a Intel — que, teoricamente, será responsável por 70% da produção de modems dos próximos iPhones.

Publicidade

Dessa vez, a Qualcomm afirmou que a Intel não cumpriu com a promessa de fornecer documentos sobre os componentes utilizados em modems dos iPhones mais recentes, que podem ser relevantes para as provas da Qualcomm referentes a violação de patentes, conforme divulgou o The Register.

Assim, a empresa entrou com mais uma ação no estado da Califórnia para forçar a Intel a entregar esse documentos relacionados aos componentes utilizados ou planejados para os iPhones produzidos a partir de 2016. Embora a Intel tenha fornecido esses documentos para os anos de 2016 e 2017, a empresa é acusada de não fornecer detalhes sobre peças que podem ser usadas no hardware dos dispositivos deste ano. Nesse sentido a Intel informou que, por razões óbvias, não pode fornecer informações de componentes relacionados a “produtos futuros e inéditos” como os próximos iPhones.

Para a Qualcomm, esse argumento não é válido, e ela apontou que a Intel não só divulgou como já comercializou tais componentes supostamente “inéditos” na atualização da linha de iPads em março passado. A gigante fornecedora de chips reclamou, ainda, que a Intel se recusa a cumprir uma intimação para dar um depoimento sobre esses componentes, associado à entrega dos documentos. A Intel, por sua vez, alega que a demanda é muito grande e que algumas pessoas não vivem nos EUA para poder dar esse depoimento.

Publicidade

Essa é a ação mais recente da longa disputa entre Apple e Qualcomm, que originalmente envolve o suposto pagamento de royalties exacerbado pela Apple para utilizar os componentes da Qualcomm em seus aparelhos.

Será que tudo vai acabar em pizza?

Em uma nota relacionada, é possível que Qualcomm e Apple esqueçam as mágoas do presente para começar a pensar no futuro. De acordo com o DigiTimes, os modems com tecnologia 5G que deverão equipar os futuros iPhones reaproximará o trabalho entre as duas companhias, já que seria muito arriscado para a Apple apostar em uma nova empresa (como a MediaTek) ou depender da Intel (que enfrentou problemas no desenvolvimento desses modems) — enquanto isso, a Qualcomm já possui uma solução de chip com essa tecnologia e uma presença muito forte em vários países.

Ainda assim, fontes da cadeia de fornecimento da Apple disseram que ainda é muito cedo para afirmar se a companhia vai ou não retomar uma grande adoção de chips da Qualcomm. Só saberemos mesmo com o tempo e com os indícios do início da produção de iPhones compatíveis com a tecnologia 5G — que, por sinal, a Apple já recebeu autorização para testar.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: PDF Expert, The Great Coffee App, PDF Compress Expert e mais!

Próx. Post

Facebook oficializa limitador de atividade para seu app e o do Instagram (e mais novidades)

Posts Relacionados