Imagem de destaque

Apple cai para 6º lugar entre fabricantes de laptops; novo MacBook pode estar a caminho

A TrendForce liberou ontem seu mais recente levantamento sobre o desempenho das principais fabricantes no mercado global de laptops e as notícias não são as melhores para a Apple — como já era, aliás, de se imaginar, considerando que a Maçã vendeu menos Macs no último trimestre que em todos os anteriores desde 2010.

Com os 3,72 milhões de Macs despachados no segundo trimestre, a gigante de Cupertino caiu para o sexto lugar entre as fabricantes de computadores portáteis — no primeiro trimestre de 2018, a Maçã era a quarta no ranking. Em números absolutos de unidades despachadas, a Apple caiu 2,8% em comparação anual ou 10,2% em relação ao trimestre anterior. Sua fatia de mercado também caiu de 7,7% (no início do ano) para os atuais 6,5%.

Vendas de fabricantes de laptops, segundo trimestre de 2018, TrendForce

As coisas são ainda mais delicadas para a Apple considerando que ela está caindo em um mercado que cresce a cada trimestre. O segmento de portáteis como um todo viu um salto de 10,2% na comparação com o trimestre anterior e todas as fabricantes acima da Apple no ranking, com exceção da ASUS, também cresceram — com destaque para a HP, líder do mercado que viu um salto de 19,7%, e principalmente para a terceira colocada Dell, que subiu 30%.

Claro, claro: é bom notar que, no último trimestre, todas as linhas de Macs portáteis estavam desatualizadas e isso pode ter contribuído bastante para a queda. Agora, os MacBooks Pro receberam atenção por parte da Maçã e é possível que comecemos a ver alguma reação de Cupertino na lista. Mas será que é o suficiente? Bom… segundo a mesma TrendForce, talvez mais ajuda esteja a caminho.

De acordo com a firma, a Apple está planejando lançar um novo MacBook Air (ou seria MacBook?) no fim do atual trimestre, como conclusão de uma fase de transição em que a empresa atualizaria todos os seus Macs portáteis. Segundo os taiwaneses:

O segundo trimestre foi o período de transição para os lançamentos dos vindouros novos dispositivos MacBook para o resto do ano. A TrendForce, portanto, espera que os despachos de MacBooks voltem a crescer no terceiro trimestre, considerando que a Apple lançará um novo MacBook Pro no início do período e um novo MacBook Air ao final.

O novo MacBook Pro a que a firma se refere, naturalmente, já foi lançado — sabe-se lá por que a nota fala de um evento já ocorrido como algo que ainda há de acontecer. A TrendForce não cita as fontes de onde tirou essa informação, então devemos tomar tudo com um certo grau de ceticismo, mas aguardemos para ver mais novidades nesse sentido. Os rumores estão a todo vapor, afinal.

via Cult of Mac

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes