O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisa indica por que usuários trocam o Android pelo iOS (e vice-versa)

iPhone X e Galaxy S9

Enquanto o iOS e o Android forem os dois maiores sistemas operacionais móveis do mundo — e não há nenhuma perspectiva de que isso mude —, as comparações e pesquisas entre eles continuarão. Desta vez, segundo um estudo divulgado pela PCMag (feito com 2.500 consumidores americanos), usuários alternam entre as plataformas de acordo com o melhor preço de aparelhos, enquanto outros vão em busca do dispositivo com a melhor experiência no geral.

Publicidade

Pesquisa da PCMag

De acordo com o resultado da pesquisa, 18% dos entrevistados migraram do Android para o iOS — contra 11% que foram na direção oposta. Mais da metade dos participantes (54%) possui um iPhone, enquanto aproximadamente 27% possuem um dispositivo da Samsung e o restante, dispositivos de outras marcas que utilizam o sistema Android.

Entre os motivos que levaram aos antigos clientes do Android migrarem para o iOS, 47% responderam que optaram pelo iPhone para ter uma melhor experiência de uso — esse mesmo motivo também levou 30% dos entrevistados a abandonarem o iOS pelo Android. A segunda maior vantagem do Android em relação ao iOS foi o custo: 29% dos usuários do Android citaram os preços mais baixos dos aparelhos que vão com esse sistema — contra 11% que afirmaram mudar para o iOS pela economia.

Publicidade

Por pouco, os dois sistemas em questão não empataram no critério “melhor recursos” (câmera, interface do software, etc.). Nesse quesito, o iOS levou a melhor e ficou com 25% da opinião dos consumidores, contra 24% do Android. Ainda assim, o sistema operacional em si não foi o principal motivo que levou à mudança entre o iOS e o Android pelos participantes (apenas 19% disseram migrar por esse motivo). Como dissemos, o critério principal foi o preço (33%) seguido pela marca (26%) — se bem que, no mundo Apple, a marca e o sistema operacional são praticamente sinônimos.

Enquanto as principais fabricantes de smartphones investem em novas tecnologias para deixar seus aparelhos ainda mais robustos e aproveitar o máximo dos sistemas operacionais, elas também utilizam outros métodos (leia-se: publicidade) para atrair usuários. Em fevereiro passado, a Apple lançou mais comerciais da série “A vida é mais fácil no iPhone”, nos quais ela destacou os apps para migrar do Android para o iOS, o suporte mundial e, obviamente, as atualizações frequentes do seu sistema.

Tomara que uma nova pesquisa, similar a essa, seja feita quando a Apple lançar a sua nova linha de iPhones, no próximo mês — que deverá ser constituída por um modelo com display OLED1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico. de 6,5″, um com display LCD2Liquid crystal display, ou display de cristal líquido. de 6,1″ e outro (possível sucessor do iPhone X) com tela OLED de 5,8″. Se o modelo intermediário realmente for mais acessível, é provável que muitas pessoas que migraram para o Android pelo custo dos aparelhos retornem para o iPhone — ou não.


iPhone X

iPhone X

de Apple

Preço à vista: a partir de R$ 6.299,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 583,25
Cores: cinza espacial e prateada
Capacidades: 64 GB ou 256 GB
Lançamento: setembro de 2017

Botão - Comprar agora

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.
  • 2
    Liquid crystal display, ou display de cristal líquido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jornal alemão (de papel) usa realidade aumentada para mostrar gols da Bundesliga

Próx. Post

watchOS 5 chega à sua nona versão beta

Posts Relacionados