O melhor pedaço da Maçã.

Apple Brasil diz que trocará iPhones americanos incompatíveis com o nosso 4G [atualizado]

iPhones Xs e Xs Max dourados um em cima do outro

A polêmica envolvendo o suporte à banda 28 (700MHz APT) dos modelos de iPhones XS e XS Max vendidos nos Estados Unidos ganhou um novo capítulo para lá de interessante — ou estranho, escolha você a palavra. Eu explico.

Publicidade

Como informamos, neste ano a Apple optou por oferecer um único modelo nos Estados Unidos. Esse modelo (A1920 para o XS e A1921 para o XS Max) é compatível com as mais de 40 operadoras de lá, incluindo as quatro principais (AT&T, T-Mobile, Verizon e Sprint). Essas versões trazem, sim, suporte à banda 7 do LTE (de 2.600MHz), que é a mais utilizada no Brasil atualmente. Entretanto, elas não trazem suporte à banda 28, que é a nova rede liberada para o 4G brasileiro (ela era ocupada anteriormente pelo sinal de TV analógica) e está sendo adotada rapidamente por algumas operadoras em algumas regiões.

iPhones Xs e Xs Max dourados um em cima do outro

Isso quer dizer que, ao comprar um iPhone americano, você não conseguirá se conectar ao 4G brasileiro com a banda 28. Dependendo da sua cidade e da sua operadora, isso pode ser um problema. Talvez não agora, em setembro de 2018, mas num futuro não muito distante, isso poderá lhe trazer algumas dores de cabeça.

Publicidade

Bem, explicado o problema, vamos a uma possível solução. De acordo com o TechTudo, a Apple Brasil informou que prestará assistência aos consumidores que comprarem iPhones nos EUA. Como? Bem, caso o 4G do aparelho não funcione corretamente, existirá a possibilidade de substituir o produto importado por outro vendido oficialmente no país pela empresa.

Foi isso mesmo que você leu. E eu vou repetir, para quem não entendeu: segundo o TechTudo, a Apple poderá trocar iPhones americanos incompatíveis com o nosso 4G por modelo brasileiros caso o cliente esteja com algum tipo de problema de conexão com a rede na sua região. 😳

Estamos diante de uma atitude sem precedentes. As informações ainda são muito recentes, afinal, os iPhones XS e XS Max nem chegaram ao mercado internacional ainda. Mas se tudo acontecer como informado, o consumidor não será a ponta prejudicada nessa história — e, sendo assim mesmo, a Apple merece aplausos. Acompanhemos o caso.

Atualização 14/09/2018 às 11:41

A Apple Brasil entrou em contato com o MacMagazine com a seguinte declaração:

Publicidade

A troca de um modelo dos EUA por um do Brasil só acontece se houver a identificação de um defeito com o aparelho.

Bem, isso já acontece há alguns anos. Se um cliente tem um iPhone comprado no exterior e ele está com defeito que não pode ser reparado, a Apple sempre troca por um modelo nacional (mesmo que o este modelo seja diferente do comercializado lá fora). Não há nenhuma novidade, aqui.

Publicidade

A novidade está no que a Apple Brasil declarou ao TechTudo, que foi inclusive reforçado em um novo artigo publicado lá. Veja só:

O TechTudo apurou que a empresa considera a possibilidade de substituir iPhones vindos de fora por edições nacionais caso consumidores tenham dificuldades de acesso à internet. Não se sabe como será o procedimento. A orientação interna é de tratar cada caso individualmente.

Essa declaração, pelo menos no nosso entendimento, não tem nenhuma relação com iPhones defeituosos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Waze não deverá ser atualizado pro CarPlay na semana que vem [atualizado: Google Maps]

Próx. Post

Pré-venda dos iPhones XS/XS Max e do Apple Watch Series 4 começa tranquila

Posts Relacionados