Modo Retrato do iPhone XR só funciona com pessoas


O iPhone XR é o primeiro smartphone da Apple equipado com apenas uma câmera na parte traseira a trazer o tão celebrado Modo Retrato, capaz de destacar o objeto em primeiro plano na foto e embaçar o plano de fundo, criando um efeito similar ao das DSLRs (conhecido pelo nome bokeh).

Selfie com o iPhone Xr azul

Até então, o recurso era oferecido apenas nos modelos com duas câmeras porque a diferença de profundidade de campo nas duas lentes era componente essencial para criar o efeito; no XR, a mágica é feita totalmente por software (e, por “mágica”, entendam “coisa que o Google já faz há mais de um ano”). Como acabamos de saber, entretanto, essa mágica tem suas limitações no lado da Maçã.

O fundador do TechPinions, Ben Bajarin, estava experimentando o iPhone XR num breve hands-on quando percebeu que o Modo Retrato do aparelho funciona apenas com seres humanos. É isso mesmo: diferentemente de todos os outros aparelhos da Apple dotados do recurso, ao tentar fotografar um bichinho, objeto ou qualquer coisa que não seja uma pessoa, o efeito simplesmente não funcionará no XR.

A única desvantagem que eu descobri no iPhone XR é que o Modo Retrato só funciona em humanos. Isso se explica pelo modo como a Apple implementou o recurso utilizando um sistema de câmera única.

O Pixel 2 faz retratos de qualquer objeto usando só uma lente.

Espero que a Apple deixe isso bem claro para os consumidores.

Em relação à ultima frase de Bajarin, a Apple menciona, sim, que o Modo Retrato do iPhone XR funciona somente com pessoas — mas de uma forma um tanto atravessada e talvez não clara o suficiente. Como posto na página oficial do smartphone:

Página oficial do iPhone XR

O iPhone XR usa a câmera com apenas uma lente e aprendizado de máquina para manter as pessoas nítidas em primeiro plano e o fundo perfeitamente desfocado.

Não há uma explicação oficial da Apple para a limitação, mas certamente ela tem a ver com a forma que o software trabalha para distinguir o objeto principal na foto do seu plano de fundo — a Maçã provavelmente percebeu que a imensa maioria das imagens capturadas no Modo Retrato são de pessoas e, com isso, resolveu “ensinar” a inteligência artificial do aparelho para reconhecer apenas seres humanos, poupando recursos e energia.

Ainda assim, fica a comparação negativa com os dispositivos do Google: os smartphones Pixel 2, também dotados de apenas uma câmera traseira, oferecem o Modo Retrato para qualquer tipo de elemento em primeiro plano, não só pessoas. Será que seria realmente tão difícil assim para a Apple fazer algo parecido?

Por enquanto, fica o lembrete: se você quiser tirar fotos de gatinhos com o fundo desfocado, terá que gastar no mínimo US$250 a mais. E segue a vida…

dica do Lucas Flávio

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: