Se você acompanha as nossas dicas focadas em Macs aqui no MacMagazine, já deve ter visto algum da série “O que fazer?”, que podem lhe ajudar a resolver problemas que infelizmente podem acontecer em certos componentes do computador — como o sensor Touch ID, por exemplo.
No artigo de hoje, focaremos naquele que talvez é um dos mais importantes e indispensáveis no período pandêmico: a webcam/câmera integrada, seja ela de MacBooks ou de desktops, como o iMac.
Confira, a seguir, algumas dicas simples que podem ajudar a resolver esse tipo de problema por aí! 📸
- Verifique se a luz indicadora (localizada ao lado do sensor) está indicando que a câmera está ligada, ou seja, se está na cor verde.
- Confira se o macOS reconhece a câmera interna. Para isso, vá até o menu Apple (no canto superior esquerdo), em “Sobre Este Mac”. Depois, em “Visão Geral”, selecione “Relatório do Sistema…”. Clique em “Câmera”, no menu lateral. O componente deverá aparecer por lá como “FaceTime HD Camera” ou algo do tipo.
- Atualize o software do seu Mac para a última versão disponível.
- Caso use o recurso Tempo de Uso (Screen Time), verifique se a câmera está ligada e se os apps que têm acesso a ela seguem com tempo disponível. Para isso, abra as Preferências do Sistema e clique em “Tempo de Uso”. No menu lateral, escolha “Conteúdo e Privacidade” e, na seção “Apps”, verifique se a caixa de seleção ao lado de “Câmera” está selecionada.
- Ainda na seção “Tempo de Uso”, vá até a aba “Limites de Apps” e veja se a câmera não está marcada em um dos apps da lista.
- Veja se a câmera tem permissão para usar o aplicativo que você quiser usar. Para isso, abra as Preferências do Sistema e clique em “Segurança e Privacidade”. Selecione “Câmera”, na aba lateral, e veja se o app desejado está devidamente marcado. Nesse caso, para usar o app, talvez seja necessário que você feche e abra-o novamente.
- Caso seja um site do Safari, abra o navegador e vá até Safari » Preferências…, na barra de menus (ou use o atalho ⌘ command ,). Em seguida, selecione a aba “Sites” e “Câmera”, na barra lateral. Depois, veja se a opção “Permitir” ou “Perguntar” está selecionada ao lado do site ou da configuração para visitar outros sites (na parte inferior).
- Se o erro persistir, tente usar um dos apps nativos que fazem o uso da câmera, como o FaceTime ou o Photo Booth.
- “Mate” os processos
VCDAssistant
eAppleCameraAssistant
. Para isso, abra o Terminal, digite o seguinte comando e pressione Return:sudo killall VDCAssistant;sudo killall AppleCameraAssistant
. Depois, digite a senha usada para desbloquear o seu Mac e tente usar a câmera. - Experimente resetar o SMC (System Management Controller) do Mac.
Não resolveu?!
Se o problema ainda persistir depois de todas essas etapas, o jeito é procurar a ajuda da Apple.
Isso pode ser feito através de um Centro de Serviço Autorizado Apple, agendando um horário em uma Apple Store ou entrando em contato com a Apple pelo 0800 761 0880, pelo site ou pelo app Suporte da Apple.
Esperamos que tudo se resolva por aí! 😊
via How-To Geek