O melhor pedaço da Maçã.
Foto dos iPhones XS e XS Max (por MacMagazine)

Modem da Qualcomm ainda bate o da Intel em performance 4G/LTE

Na semana passada, comentamos o desempenho do processador dos novos iPhones (A12 Bionic) e a maior velocidade obtida pelos novos aparelhos tanto no Wi-Fi quanto na rede móvel (comparado ao iPhone X) — graças ao modem XMM 7560 da Intel, que traz suporte às redes MIMO 4×4.

Publicidade

Essa tecnologia é a grande responsável pela performance LTE dos iPhones XS e XS Max em relação à do X, mas não é a única. Para analisar o salto no desempenho desse modem, a PCMag divulgou os resultados dos seus testes de velocidade, comparando os novos flagships da Maçã com o iPhone X, o Galaxy Note9 (da Samsung) e o Pixel 2 (do Google).

Vale relembrar que o iPhone X, assim como os iPhones 7/7 Plus e os 8/8 Plus, ficou no meio da transição dos modems da Qualcomm para os da Intel. Portanto, como foram equipados com componentes de fabricantes diferentes, podem apresentar resultados discordantes.

Teste de velocidade de download

Já no primeiro teste, é possível verificar o efeito das novas antenas MIMO 4×4. Em boas condições de sinal, a velocidade de download no XS Max chega ao dobro da do iPhone X — e mesmo em condições não tão positivas, ele consegue manter o desempenho maior. Comparando ao Note9 e o Pixel 2, o iPhone XS Max é um pouco mais lento, mas a diferença fica cada vez menor de acordo com a redução da intensidade do sinal.

Teste de velocidade com sinal baixo

Analisando o sinal em níveis muito baixos (abaixo de -120dBm), o iPhone XS Max compete ainda mais com os dispositivos Android, que usam o modem X20 da Qualcomm. Ainda assim, o chip da Intel mostrou que não aguenta o tranco quando precisa enfrentar a péssima recepção e zerou a velocidade de download — o que não aconteceu com o Note9 e o Pixel 2.

Teste de velocidade entre iPhone XS e XS Max

No comparativo entre os dois novos flagships da Apple, eles obtiveram praticamente o mesmo resultado. A PCMag notou apenas que o iPhone XS Max possui um desempenho maior em alguns níveis de sinais específicos; na prática, isso não é o suficiente para indicar uma grande diferença entre esse aparelho e o XS.

Publicidade

Como dissemos, o modem não é o único responsável pela velocidade de download dos novos iPhones. O software também é parte fundamental do desempenho do dispositivo de forma geral e esse pode ser o motivo de algum usuários terem reclamado da intensidade do sinal nos novos iPhones.

Publicidade

É provável que as primeiras versões do firmware dos iPhones XS e XS Max possam, em alguns lugares, estar causando problemas com a recepção do sinal. Por isso, como nenhum problema de hardware foi encontrado, capaz que essa questão seja resolvida com uma futura atualização de software específica para esses dispositivos.

Nesse sentido, a PCMag também comprovou uma queda notável no desempenho do iOS 11 para o iOS 12 no iPhone X com modem da Intel. Com o novo sistema operacional, o dispositivo zerou a velocidade de download antes que os outros gadgets rodando o iOS 11.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como ouvir mensagens de áudio 2x mais rápido no Telegram

Próx. Post

Apple Pay Cash deverá se expandir para a Europa em breve

Posts Relacionados