O melhor pedaço da Maçã.

App Store faturou 93% a mais que o Google Play no terceiro trimestre

App Store no iPhone

Há pouco, comentamos como a Mac App Store tem se saído de acordo com a opinião dos desenvolvedores da plataforma. Agora, a Sensor Tower divulgou os resultados do faturamento e do número de downloads das duas maiores lojas de aplicativos do mundo, a App Store e o Google Play, durante o terceiro trimestre deste ano.

Publicidade

Receita apps Q3/2018

No geral, os gastos dos consumidores com aplicativos totalizaram US$18,2 bilhões durante o terceiro trimestre, 22,7% a mais que o valor estimado no mesmo período de 2017 (US$14,8 bilhões). Quem aproveitou o aumento foi a Apple, que faturou cerca de 93% a mais que o Google. Essa diferença de arrecadação entre as plataformas é a maior desde 2014, de acordo com os dados da Sensor Tower.

Mais especificamente, a firma relatou que a App Store foi responsável por 66% da receita total com a venda de apps, ou seja, a Maçã faturou aproximadamente US$12 bilhões durante o último trimestre — um aumento de 23,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando arrecadou US$9,7 bilhões. Enquanto isso, o Google Play faturou US$6,2 bilhões, cerca de 21,5% a mais que os US$5,1 bilhões embolsados pela gigante de Mountain View no terceiro trimestre de 2017.

Publicidade

Apesar disso, a App Store ficou atrás da loja concorrente em número de aplicativos baixados (o que não é nenhuma novidade). O número de downloads feitos a partir da plataforma do Google é, naturalmente, maior que o da Apple devido ao número de dispositivos que rodam o sistema Android.

Apps baixados Q3/2018

O Netflix foi o app/serviço que gerou mais receita para as lojas de aplicativos, pelo terceiro trimestre consecutivo. Ao todo, o serviço de streaming gerou US$243,7 milhões para as gigantes da tecnologia, seguido pelo Tinder e pelo Tencent Video.

Publicidade

Entre os aplicativos mais baixados, o Facebook ocupou quatro das cinco primeiras posições do ranking com o WhatsApp, o Messenger, o próprio Facebook e o Instagram. O app de vídeos TikTok (da desenvolvedora ByteDance, que adquiriu o app Musical.ly no último trimestre) ficou em quarto lugar, o que significa um crescimento de 15% em relação ao penúltimo trimestre e 440%(!) ao mesmo período do ano passado.

Receita jogos Q3/2018

No lado dos jogos, os gastos dos consumidores na App Store e no Google Play aumentaram 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado, gerando uma receita de US$13,8 bilhões — do qual a App Store abocanhou 62% (US$8,5 bilhões). Essa categoria de aplicativo é responsável, sozinha, por quase 76% de todo o faturamento das duas plataformas durante o último trimestre!

Publicidade

Confira a pesquisa completa da Sensor Tower no blog da empresa.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Reviva a era do autorama com o jogo brasileiro Vector Race: Toy Car Track

Próx. Post

Recurso Smart RAW, do Halide, chega ao iPhone XS; Spark, Pocket, Dropbox e Facebook também ganham novidades!

Posts Relacionados