Desenvolvedores continuam receosos em relação à Mac App Store

O Setapp, serviço de assinatura de aplicativos para Mac, divulgou o resultado da sua pesquisa anual de satisfação de desenvolvedores em relação à Mac App Store e, naturalmente, em relação ao seu próprio serviço. Neste ano, cerca de 814 desenvolvedores responderam a pesquisa — mais do que o número de respostas obtidas em 2016 e 2017.

Pesquisa do Setapp sobre satisfação da Mac App Store

Comparando os resultados divulgados no ano passado com os deste ano, o número de desenvolvedores que escolheram distribuir seus aplicativos exclusivamente pela Mac App Store diminuiu uma casa e chegou a 22%. O número de softwares vendidos tanto na Mac App Store quanto fora dela também caiu 1%, porém, continua como a forma de distribuição mais usada. Por consequência, a quantidade de desenvolvedores que optaram por vender seus aplicativos fora da loja da Maçã aumentou; no ano passado eram 30%, neste ano são 32%.

Os desenvolvedores continuam faturando mais fora da Mac App Store do que na loja da Apple — como era de se esperar, já que a empresa retém 30% do valor do aplicativo. Este ano, 41% deles disseram que a receita com as vendas foram melhores na Mac App Store, contra 44% no ano passado.

De acordo com dados do Setapp, a chance de os desenvolvedores recomendarem a Mac App Store vem oscilando desde 2016, quando a taxa foi de -23NPS1 (a avaliação varia entre -100 e 100); em 2017, a insatisfação aumentou (-34NPS) e, neste ano, voltou a diminuir (-19NPS).

Pesquisa do Setapp sobre satisfação da Mac App Store

Outro dado positivo para o lado da Apple é a satisfação dos desenvolvedores com a Mac App Store e a taxa abocanhada pela companhia por venda. Nesse sentido, em 2016, 62% acreditavam que não compensava repassar 30% do valor do app para vender seus aplicativos na Mac App Store; em 2017, esse número aumentou para 69%. Agora, mais de 50% dos desenvolvedores entrevistados estão, de certa forma, confortáveis com essa cobrança.

Pesquisa do Setapp sobre satisfação da Mac App Store

Em uma outra virada de mesa, o número de desenvolvedores que avaliaram o sandboxing como um dos motivos para não distribuir seus aplicativos na Mac App Store caiu de 71%, no ano passado, para apenas 7% neste ano! No geral, as duas principais razões para não trabalhar com a Mac App Store incluiram o processo de revisão de apps pela equipa da Apple e, novamente, a taxa abocanhada pela empresa sobre o valor do software.

Pesquisa do Setapp sobre satisfação da Mac App Store

Assim como no ano passado, 20% dos desenvolvedores decidiram adotar o modelo de assinatura para seus aplicativos; desses, 81% disseram que essa mudança teve um impacto positivo no faturamento e 65% afirmaram que a base de clientes cresceu mais ativamente. Não surpreendentemente, a maioria dos desenvolvedores (76%) usa e recomenda esse modelo de pagamento.

·   •   ·

Com o macOS Mojave, disponibilizado no fim do mês passado, a Apple apresentou uma nova interface da Mac App Store, que agora está mais parecida com a versão da loja de aplicativos para iOS. Veremos, portanto, como serão os resultados do próximo ano e como os desenvolvedores, bem como os próprios usuários, vão opinar sobre a loja de aplicativos da Maçã.

via MacRumors

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes