É possível criar e utilizar mostradores não-oficiais no Apple Watch — de certa forma

Se existe algo tão versátil quanto o Apple Watch em si, podemos citar a possibilidade de personalização do mostrador desse gadget. Mesmo assim, ainda que considerando as várias opções oferecidas, a Apple ainda não permite que terceiros criem e adicionem seus próprios mostradores — exceto Nike e Hermès, que possuem seus próprios mostradores por conta da parceria com a gigante de Cupertino.

Em abril passado, no entanto, comentamos que um código interno do watchOS 4.3.1 sugeria a permissão para mostradores de terceiros, mas que nada daquilo tinha sido implementado (pelo menos oficialmente). Recentemente, o desenvolvedor Steve Troughton-Smith publicou uma série de comentários mostrando que isso não só é possível, como já é realidade — a partir de um programa de código aberto chamado SpriteKitWatchFace.

 

Experimentando mostradores do Apple Watch com o SpriteKit. Muito fácil de fazer; defina o watchOS para mostrar o aplicativo mais recente ao despertar e crie um aplicativo do SpriteKit.

Ao configurar um Apple Watch para mostrar o último aplicativo usado quando o pulso é levantado, esse app meio que “substitui” o mostrador original da Apple — desde que, é claro, o usuário lembre que o SpriteKit deve ser o último app usado antes de abaixar o pulso novamente.

O desenvolvedor David Smith também aproveitou a oportunidade e criou seus próprios designs de mostradores do Apple Watch. Confira algumas das criações compartilhadas na sua página do Twitter.

Coletei algumas das minhas ideias e experiências sobre experimentar os mostradores do watchOS personalizados esta semana. O processo tem sido tremendamente divertido e esclarecedor.

O processo de criação envolve conhecimentos básicos de Xcode e de design. Caso você queira testar e criar seus próprios mostradores, basta baixar o código do SpriteKitWatchFace no GitHub. Em seguida, descompacte o arquivo ZIP e abra o documento com formato do Xcode; na aba esquerda do aplicativo, abra o arquivo FaceScenes.sks e crie o seu próprio design. Caso tenha ficado alguma dúvida, confira este tutorial.

O que você achou da opção de criar o seu próprio mostrador? Ainda que essa não seja uma solução oficial, é bem convincente e pode deixar o seu Apple Watch mais com a sua cara. 😉

via The Loop

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes