iPhones e Androids são afetados por horário de verão “antecipado” [atualizado 3x]

Na manhã de hoje, uma série de donos de iPhones levaram para as redes sociais um caso curioso: na virada de domingo para segunda-feira, alguns dispositivos alteraram automaticamente para o horário de verão. Normalmente isso não seria um problema, já que o recurso ajuda aqueles que esquecem de ajustar manualmente o horário; exceto que o horário de verão ainda não começou no Brasil — e milhares de brasileiros acordaram uma hora antes do horário oficial (ainda bem que não foi o contrário).

Alguns relatos mostram que a confusão não aconteceu somente entre donos de iPhones, visto que usuários de Androids também levaram um susto com a bagunça de horários. Ainda não se sabe por que esses dispositivos mudaram para o horário de verão — mesmo que, em 2017, ele tenha começado exatamente nesta data. O que é mais curioso ainda é que, ao que tudo indica, apenas clientes da operadora TIM foram afetados.

Neste ano, a mudança para o horário de verão ocorrerá apenas no próximo mês, no dia 18 de novembro, após ter sido adiada duas vezes devido às apurações das eleições e da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nos dias 4 e 11 de novembro.

Ou seja, esperem ainda mais dores de cabeça vindo por aí…

Como alterar de volta para o horário oficial

Para voltar ao horário oficial, no iPhone, siga os passos a seguir:

  1. Acesse os Ajustes;
  2. Toque em “Geral” e, em seguida, em “Data e Hora”;
  3. Toque no botão deslizante para desativar a opção “Automaticamente”;
  4. Caso o horário ainda esteja incorreto, toque na data de hoje e altere manualmente para o horário oficial.

Quando a TIM (e/ou a Apple) resolver o problema, é só reativar o horário automático depois nesse mesmo lugar.

obrigado a todos que nos enviaram esta dica!

Atualização, por Rafael Fischmann 15/10/2018 às 11:18

Já há múltiplos relatos de leitores dizendo que, felizmente, o bug foi corrigido e o horário automático já pode ser reativado nos aparelhos. Obviamente, o “estrago” está feito…

Atualização II, por Bruno Santana 15/10/2018 às 18:25

Em nota enviada ao jornal Gazeta do Povo, a TIM confirmou a falha da manhã de hoje: “A TIM informa que no dia de hoje (15/10) alguns modelos de smartphones tiveram o relógio adiantado erroneamente em uma hora por uma ocorrência de sistema. As ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio. A TIM lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus clientes pelo inconveniente.”

Então é isso. Tudo bem que a hora de sono perdida ninguém há de reaver, mas ao menos alguém reconheceu o problema.

Atualização III, por Eduardo Marques 16/10/2018 às 00:03

O Palácio do Planalto informou que *não* haverá adiamento do horário de verão por conta do ENEM, como destacou o G1. Ou seja, o horário de verão começará no dia 4 de novembro.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes