O melhor pedaço da Maçã.

Apple incentiva que desenvolvedores autentiquem seus apps para Mac

Nova caixa de diálogo do Gatekeeper no macOS Mojave para apps autenticados
Caixa de diálogo do Gatekeeper no macOS Mojave

Usuários de Mac certamente são familiares ao recurso Gatekeeper, introduzido no OS X Lion em 2011 como uma forma de tornar mais seguro o processo de download ou compra de aplicativos fora da Mac App Store. Ativado por padrão, ele bloqueia a instalação de apps que não tenham a assinatura eletrônica de um desenvolvedor registrado pela Apple; com isso, a chance de você colocar um programa malicioso no seu computador diminui drasticamente.

Publicidade

Com o macOS Mojave, a Apple começou a aprofundar mais o recurso. A empresa passou a verificar os aplicativos de terceiros por conta própria, embutindo nos aprovados uma autenticação que por enquanto é opcional, mas que numa futura versão do macOS, passará a ser obrigatória — ou seja, no futuro, não bastará assinar o seu aplicativo com sua conta de desenvolvedor para que ele passe pelo Gatekeeper; ele terá de ser verificado e autenticado pela própria Apple para isso.

Caixa de diálogo do Gatekeeper no macOS Mojave
Nova caixa de diálogo do Gatekeeper no macOS Mojave para apps autenticados

A Maçã está incentivando desenvolvedores a enviarem seus apps para autenticação desde já, para evitar que a instalação deles seja bloqueada — mesmo que temporariamente — quando a novidade passar a ser obrigatória. Além disso, ainda que o processo — por enquanto — seja opcional, ele já traz benefícios para desenvolvedores e usuários: quando um app é autenticado pela Maçã, ele gera no Mojave uma caixa de diálogo especial, mais simples, indicando que aquele é um app livre de malwares.

Como diz a empresa numa nota para desenvolvedores:

O macOS Mojave já chegou. Dê aos usuários do Mac ainda mais confiança no seu software distribuído fora da Mac App Store enviando-o para autenticação pela Apple. Quando os usuários abrirem um app autenticado, seu pacote de instalação ou imagem de disco pela primeira vez, eles verão uma caixa de diálogo simplificada do Gatekeeper e terão confiança de que não se trata de algum malware conhecido.

Baixe o Xcode 10 e envie seu app hoje. Em uma futura versão do macOS, o Gatekeeper exigirá que os softwares assinados com contas de desenvolvedor sejam autenticados pela Apple.

É bom lembrar que esse processo se refere apenas a aplicativos distribuídos fora da Mac App Store — quem já disponibiliza ou vende seus apps dentro da loja da Maçã não precisa se preocupar, pois já passa por todos os processos de aprovação que existem desde sempre.

Publicidade

Da mesma forma, não custa ressaltar que o novo recurso, quando se tornar obrigatório, não necessariamente impedirá que usuários instalem aplicativos não-autenticados; para isso, entretanto, eles deverão desativar o Gatekeeper.

via iDownloadBlog

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 14 a 21 de outubro

Próx. Post

WhatsApp é otimizado para o iPhone XS Max e ganha reprodução contínua de áudios [atualizado]

Posts Relacionados