O melhor pedaço da Maçã.
iPhone com componentes expostos (bateria)

Apple é multada em R$43 milhões por polêmica nas baterias de iPhones

Pode não parecer, mas já estamos caminhando para o aniversário de um ano do escândalo envolvendo as baterias de iPhones mais antigos (nomeadamente, iPhones 6, 6 Plus, 6s e 6s Plus), no qual a Apple foi pega no pulo diminuindo silenciosamente a performance desses aparelhos para preservar a longevidade deles.

Publicidade

De lá para cá, muitas águas rolaram: a empresa se desculpou publicamente, adicionou recursos no iOS para oferecer opções aos usuários e abriu um programa de troca de baterias com um bom desconto valendo por todo o ano de 2018.

Mas a história ainda não acabou: a Reuters relatou hoje que um órgão anti-truste do governo italiano multou a Apple em 10 milhões de euros (aproximadamente R$43 milhões) por conta de acusações de grupos de consumidores, que alegaram uma estratégia de obsolescência programada da Maçã para a substituição prematura dos seus aparelhos.

Dessa multa, 5 milhões de euros se referem às atualizações de software que teriam comprometido deliberadamente a performance dos iPhones; os outros 5 milhões de euros punem a empresa por não fornecer informações claras aos seus clientes sobre como manter ou trocar as baterias dos seus dispositivos.

Samsung também é multada

A Apple não está sozinha na investida do órgão italiano: a Samsung também recebeu uma multa por atualizações de software “desacelerantes”, envolvendo especificamente o Galaxy Note4 — que, ao receber um update destinado principalmente ao mais recente Note7, teve sua performance significativamente reduzida. A empresa terá de pagar 5 milhões de euros ao governo da Itália.

Publicidade

As duas multas, da Apple e da Samsung, são as primeiras aplicadas às companhias por conta de casos de obsolescência programada. Segundo um representante da organização, as duas empresas “causaram sérias disfunções e reduziram as performances significativamente dos seus aparelhos, acelerando o processo de substituição deles”, adicionando que nem a americana nem a sul-coreana deram aos consumidores informações sobre o impacto das atualizações ou “quaisquer meios de restaurar a funcionalidade original dos produtos”.

É bom notar que, enquanto a polêmica da Apple ganhou os holofotes da imprensa mundial e foi reconhecida publicamente pela empresa, a Samsung nunca chegou a admitir qualquer caso de desaceleração deliberada dos seus dispositivos — a multa do órgão italiano, portanto, pode chegar com uma dose de surpresa lá nos escritórios da Coreia do Sul.

Publicidade

Apple e Samsung não comentaram a decisão.

via iDownloadBlog

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App para Apple Watch permite controlar músicas do Spotify no iPhone

Próx. Post

Embaixadora da Samsung usa iPhone X em público e é processada! [atualizado: ou não]

Posts Relacionados