Conceito para iOS leva recursos especiais aos novos iPads Pro

Estamos a menos de uma semana da (suposta) apresentação dos novos iPads Pro, mas uma pergunta ainda paira no ar: será que a Apple manterá o iOS intocado nesses dispositivos ou apresentará ainda mais mudanças para que os novos tablets deem um passo adiante na missão de se tornarem substitutos cada vez mais capazes para um laptop?

As respostas definitivas só serão conhecidas no dia 30/10, mas, enquanto ele não chega, podemos nos deleitar com este belo conceito criado pelo designer Kévin Eugène — o mesmo destacado por nós há alguns meses com um conceito especial para a Siri.

A primeira das novidades imaginadas por Eugène é justamente uma reinvenção da assistente no iPad. Ela ganharia seu próprio ícone no Dock e teria uma interface mais parecida com a do macOS, com uma pequena janela no canto superior direito mostrando os resultados dos seus comandos. Assim como no conceito que divulgamos anteriormente, ela também seria mais proativa: seria possível, por exemplo, arrastar elementos (como imagens ou links) direto da sua interface para um documento ou email.

Conceito de iOS especial para o iPad Pro, por Kévin Eugène

A janelinha da Siri também contaria com uma barra de expansão que, quando deslizada, faria a assistente ocupar toda a porção direita da tela para resultados ampliados. Se inativa por alguns segundos, a janela se “esconderia” no canto da tela e seria possível dispensá-la com um rápido deslizar do dedo para a direita.

Conceito de iOS especial para o iPad Pro, por Kévin Eugène

O conceito também dá habilidades extras à barra de início (que deverá chegar aos iPads Pro por conta da suposta extinção do botão de Início). Aqui, ela seria elemento fundamental de um novo recurso chamado Flow, que viria para substituir o Slide Over e permitiria a disposição de três apps lado a lado — você simplesmente deslizaria o dedo na barra para ir “de um canto a outro” na tela.

Conceito de iOS especial para o iPad Pro, por Kévin Eugène

Para ativar o modo tela cheia no último app ativo, bastaria dar dois toques rápidos na barra (e outros dois para retornar à visualização anterior). Por fim, a multitarefa funcionaria da mesma forma que nos iPhones X/XS/XS Max, arrastando a barra levemente para cima e segurando-a.

Conceito de iOS especial para o iPad Pro, por Kévin Eugène

Na imaginação do designer, o Dock também poderia ter algumas serventias adicionais no iPad Pro: seria possível, por exemplo, arrastar alguns elementos (como uma localização, um link ou uma imagem) para salvá-los lá temporariamente. A área também ganharia um novo ícone com uma Área de Transferência especial: ao abri-la, uma pequena janela popup mostraria todos os itens copiados recentemente para acesso rápido.

Conceito de iOS especial para o iPad Pro, por Kévin Eugène

São de fato ideias muito boas — e que só me deixam mais animado para ver o que a Apple tem nas mangas para a próxima semana. Será que veremos algo desse tipo na keynote? Espero que sim.

via 9to5Mac

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes