O melhor pedaço da Maçã.
Modem 5G XMM 8160 da Intel

Intel acelera produção de modem 5G que poderá aparecer nos iPhones em 2020

A novela que representa a relação Intel e Apple desenvolve-se em várias frentes: em uma delas, o namoro está em vias de acabar com a perspectiva de a Maçã adotar chips próprios nos Macs talvez já a partir de 2020; em outra, estamos numa espécie de chove-não-molha no que diz respeito aos modems 5G que poderão ou não ser empregados pelos iPhones dos anos futuros.

Publicidade

Nas notícias mais recentes sobre esse último caso, falamos que a Intel teria perdido a oportunidade de equipar os iPhones de 2020 com seus modems 5G por conta de uma possível aproximação da Maçã com a MediaTek; esse, entretanto, ainda não seria o caso definitivo e a gigante californiana ainda seria a favorita de Cupertino. Agora, um novo capítulo pode colocar mais pano para manga na história.

A própria Intel divulgou hoje um comunicado afirmando que seu primeiro modem 5G, denominado XMM 8160, está com seu cronograma adiantado e entrará em produção mais de seis meses antes do previsto, indo para as mãos das fabricantes de smartphones e dispositivos móveis já no segundo semestre de 2019. Com isso, os primeiros aparelhos equipados com o chip da gigante poderiam surgir no mercado já no início de 2020.

O modem da Intel é bastante poderoso: mesmo com um tamanho menor que o de uma moeda de cinco centavos, ele traz suporte a todas as especificações do novo padrão 5G NR, bem como suporte a todas as redes anteriores (4G, 3G e 2G), tudo no mesmo chip. Ele é capaz de oferecer velocidade de conexão de até 6Gbps, suporta o espectro mmWave (de altíssima frequência) e também outras faixas mais baixas de ondas.

Publicidade

O que não se sabe, ainda, é se a Apple vai embarcar nas novidades apresentadas pela parceira e abraçará o novo chip para os iPhones de 2020. Certamente a Intel conta com isso, já que basicamente todas as fabricantes do lado do Android foram para o lado da Qualcomm (que, é bom lembrar, está rompida com a Maçã) e usarão as suas soluções de 5G assim que elas estiverem prontas.

Essa disputa será interessante.

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: Week Calendar Widget Pro, Daily Strength Weight Training, Auria e mais!

Próx. Post

WhatsApp agora tem programa de testes também para usuários do iOS

Posts Relacionados