Animoji poderá ganhar reconhecimento de voz e efeitos sonoros


Assim como registra uma série de patentes relacionadas a hardware ou design, a Apple também registra futuras tecnologias que poderão (ou não) chegar aos seus softwares. Entre esses, o Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos publicou um documento sobre uma patente da Maçã relacionada a um dos seus recursos mais recentes: o Animoji.

Apresentados junto ao iPhone X, no ano passado, os Animojis são, basicamente, versões animadas dos populares emojis. Embora a Apple tenha adicionado algumas novidades ao recurso desde que ele foi lançado, parece que a companhia tem mais ideias saindo do forno.

Nesse sentido, um pedido de patente apresentado pela Apple em fevereiro passado — mas publicado somente nesta semana — descreve uma tecnologia relacionada a “efeitos de voz baseados em expressões faciais”; ou seja, como a expressão facial do usuário poderá acionar determinados efeitos sonoros e visuais.

Isso pode significar ainda mais interação com o usuário, de forma que determinadas expressões faciais poderão acionar efeitos sonoros pré-gravados, substituindo a voz de uma pessoa quando ela disser certa palavra (como “latir”, por exemplo) — semelhante à opção de substituir palavras por emojis no iMessage.

As características do recurso de voz e as características do recurso facial podem ser extraídas dos sinais de áudio e de vídeo, respectivamente. Em alguns exemplos, em resposta à detecção de uma solicitação para visualizar o clipe do avatar, um sinal de áudio ajustado pode ser gerado com base, pelo menos em parte, nas características do recurso facial e nas características do recurso de voz.

No caso do Animoji, ele já usa os componentes de rastreamento facial presentes na câmera frontal do iPhone X e posteriores para tornar possível o mapeamento facial. O reconhecimento de voz também não é uma novidade: a própria Siri funciona com base nessa tecnologia, a partir do iPhone 6s.

Embora o pedido de patente não signifique necessariamente que algo assim será implementado, ele indica que a companhia está, pelo menos, interessada em melhorar o recurso. Resta-nos esperar que a Apple goste do resultado e implemente a novidade em uma futura atualização do iOS.

via Apple World Today

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: