Para que serve e como configurar um alias de email do iCloud


Assim como outros serviços de email, usuários do iCloud também contam com a possibilidade de criar aliases (“apelidos”) para suas contas. Antes de entrar nos detalhes, porém, vale explicar o que exatamente é um alias: estamos falando basicamente de um endereço secundário vinculado ao email principal.

E por que alguém precisa de um alias? Bem, eles servem pelo menos para dois motivos objetivos: organização e segurança. Em primeiro lugar, um alias pode servir para que você troque mensagens ou receba mensagens de promoções a partir de um endereço específico, configurando etiquetas coloridas para cada conta criada e, assim, organizar melhor sua conta de email.

E isso nos leva ao segundo ponto: ao menor sinal de problemas ou spam, é possível desativar ou mesmo apagar essas contas sem prejudicar o seu email principal (e o melhor é que você faz tudo isso sem revelá-lo). Ao enviar e receber mensagens a partir de um alias, seu endereço principal nunca é exibido e assim você pode garantir a segurança dessa conta.

No iCloud, é possível configurar até três aliases os quais são vinculados ao seu endereço principal — e você tem total liberdade para desativá-los ou apagá-los. Clientes do antigo MobileMe podiam criar contas adicionais ilimitadas — que foram mantidas após a transição para o iCloud. A Apple destaca, no entanto, que ao apagar um desses aliases, não será possível recriá-los (fora do limite atual de três contas).

Sem mais delongas, saiba a seguir como configurar um (ou mais) alias vinculado ao seu email do iCloud:

  1. Entre na sua conta no iCloud.com.
  2. Selecione o web app Mail. Caso você não tenha uma conta iCloud configurada, será necessário criar uma.

    Contas de email do iCloud

  3. Na barra lateral do Mail, clique no botão da engrenagem (“Preferências”), no canto esquerdo inferior da tela. Em seguida, selecione “Contas”.

    Criar alias de email do iCloud

  4. Abaixo da sua conta do iCloud, clique na opção “Adicionar um alias…”. Nessa mesma janela, é possível visualizar quantos aliases você possui.
  5. Defina um endereço para o alias — ele não pode ser igual ao email principal.
  6. Informe seu nome e adicione, ainda, uma etiqueta personalizada, se preferir. É possível alterar essas informações posteriormente. Clique em “OK”.

    Desativar ou apagar alias de email do iCloud

Para desabilitar ou apagar um alias, vá para o passo número três do tutorial acima e selecione a conta que você pretende encerrar. Em seguida, marque a opção “Desabilitar alias” ou clique em “Apagar”.

A opção de desabilitar não apaga determinado endereço; ao apagar um alias não é possível recuperá-lo, apenas criando um novo alias. Sempre que um alias é desativado ou apagado, os emails enviados para esse alias são devolvidos ao remetente.

Configurações de email do iCloud

Para proteger seu email principal, acesse Preferências » Redação e defina um dos aliases criados como endereço padrão; em seguida, desmarque seu endereço principal da lista. Você ainda receberá emails em todos os endereços.

Por fim, a Apple lembra que não é possível usar um alias para iniciar uma sessão no iCloud.com, bem como ele não pode ser usado para criar um ID Apple separado.

·   •   ·

E você, conseguiu configurar seu novo alias? Esperamos que sim! 😉 Confira nossa seção de dicas e tutoriais sobre iOS, tvOS, macOS, watchOS e mais.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: