Google confirma fim do Allo; usuários do iPhone ficarão sem substituto

Imagem de destaque


O gato já tinha subido no telhado em abril e agora vem a confirmação: o Google está matando o Allo pouco mais de dois anos depois da sua introdução. E não é só isso: em meio à reestruturação dos aplicativos de mensagem da empresa, usuários do (em breve) defunto aplicativo no iPhone ficarão sem um substituto da mesma plataforma.

Como explicou em um post no seu blog oficial, o Google está passando a investir mais no app oficial de Mensagens do Android — sim, o aplicativo padrão que recebe SMS em todo aparelho do robozinho. A ideia da gigante de Mountain View é concentrar nele seus futuros esforços na área da comunicação instantânea, fazendo acordos com as operadoras ao redor do mundo para que elas passem a oferecer suporte ao padrão RCS (Rich Communications Service) — que leva aos indefectíveis torpedos recursos modernos, como multimídia, grupos, recibos de leitura indicadores de digitação e muito mais.

A consequência disso tudo é que o Allo será descontinuado em março de 2019, para que o Google possa aplicar seus esforços nessa nova empreitada — até lá, os usuários poderão exportar suas conversas por meio das instruções fornecidas nessa página.

Donos de iPhones que utilizem o Allo, portanto, ficarão sem pai nem mãe: como o Google vai passar a focar num app que só existe no Android, eles deverão migrar para outros serviços, como o WhatsApp ou o Telegram (coisa que, vamos combinar, já deveriam ter feito há tempos). A perda não é tão significativa porque, bom, o Allo nunca foi lá um grande campeão de popularidade; apesar disso, ele era uma das formas mais simples de se acessar a Google Assistente e integrá-la às suas conversas.

A mudança de foco na empresa também parece ser o prenúncio da morte de outro nome deveras conhecido: o Hangouts. No mesmo post sobre a reestruturação, o Google disse que o serviço de mensagens vai “evoluir” para duas experiências focadas em grupos, empresas e produtividade: o Hangouts Chat e o Hangouts Meet; como afirmou o 9to5Google, esse seria o primeiro passo para um fim definitivo do serviço como o conhecemos em 2020 — a partir de quando o nome “Hangouts” será utilizado apenas para ferramentas empresariais.

A pergunta que fica é: será que algum dia o Google conseguirá construir um mensageiro que decole?


Ícone do app Google Allo

Google Allo

de Google LLC

Compatível com iPhones
Versão 27.0 (229.6 MB)
Requer o iOS 9.1 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR


Ícone do app Hangouts

Hangouts

de Google LLC

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 24.0.0 (136.4 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR


Ícone do app Hangouts Chat

Hangouts Chat

de Google LLC

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.0.27 (87.3 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR


Ícone do app Hangouts Meet

Hangouts Meet

de Google LLC

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 23.0.0 (88.1 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

via MacRumors

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: