Como todo ano, 2018 foi repleto de acontecimentos. Para saber o que foi e o que não foi mais importante na internet neste ano, o Google divulgou sua retrospectiva dos conteúdos mais pesquisados pelos internautas. E, como sempre, a Apple não ficou de fora dos rankings.
Apesar de ter lançado três novos iPhones neste ano, a popularidade da Maçã (pelo menos no Brasil) ficou por conta dos iPhones X e 8 Plus, lançados em 2017. Ao contrário do ano passado, no entanto, o flagship que introduziu o novo design dos dispositivos da companhia subiu uma posição, ficando em 2º lugar nas pesquisas; enquanto isso, o 8 Plus apareceu em 10ª lugar.
O pico de pesquisas do iPhone X neste ano ocorreu entre os dias 18 e 24 de novembro, voltando a crescer nesta semana. Entre as buscas em ascensão relacionadas ao gadget, o iPhone XS figura na lista do Google em primeiro lugar, seguido pelo XR, XS Max e pelo Galaxy S9+, respectivamente.
No geral, o assunto mais pesquisado pelos brasileiros foi, naturalmente, a Copa do Mundo, seguido pelo programa Big Brother Brasil e pelas Eleições 2018. Na categoria “Como fazer?”, o novo recurso de figurinhas do WhatsApp, mesmo sendo lançado apenas em outubro, conseguiu ocupar o segundo lugar das pesquisas (afinal, todos querem fazer memes com stickers de amigos).
Para completar, o Google divulgou o vídeo acima, que mostra alguns dos principais acontecimentos deste ano (com foco nos Estados Unidos, é claro). Como sempre, esses vídeos sempre deixam um gostinho de nostalgia — sem falar que são emocionantes. Confira a lista com as maiores tendências de pesquisas de 2018 nessa página.