O melhor pedaço da Maçã.
Guerra

Foxconn e outras parceiras da Apple também declaram guerra contra a Qualcomm

Apple e Qualcomm estão numa briga ferrenha. Nos Estados Unidos, a Apple se deu bem — até o momento — e pode continuar vendendo seus iPhones sem se preocupar com um banimento; na China, porém, a história é outra e a Apple perdeu a batalha por lá, sendo impedida de vender alguns modelos no país — algo que ela resolveu — na teoria — com uma atualização de software.

Publicidade

Mas vamos voltar um pouco nessa história: quando essa disputa estava lá no começo nós informamos que, enquanto essas duas gigantes brigam, a Apple decidiu parar de pagar os royalties à Qualcomm por meio das suas parceiras. Isso porque, como explicamos, a Apple repassa esse pagamento para as suas fornecedoras (Foxconn, Pegatron, Wistron e Compel) que, por sua vez, pagam à Qualcomm. Esse movimento da Apple e das suas parceiras fez a Qualcomm abrir um processo por quebra de contrato.

De um tempo para cá, o CEO da Qualcomm insiste na ideia de que o conflito judicial entre Apple e a sua empresa estaria perto do fim e que um acordo sairá em algum momento não muito distante. Pois bem: a Apple já veio a público dizer que nada disso é verdade e que não há conversas acontecendo; agora foi a vez das parceiras da Maçã de falar.

De acordo com Ted Boutrous (advogado/sócio do escritório Gibson, Dunn & Crutcher, que representa todas elas nessa disputa), não há conversas para um acordo e todas estão se preparando para o julgamento que acontecerá em abril.

Publicidade

Da mesma forma que a Qualcomm processou as fabricantes, elas também processaram a Qualcomm alegando práticas anticompetitivas por cobrar alto pelos chips e também por um percentual nas vendas dos aparelhos (royalties sobre as patentes utilizadas). Juntas, elas querem US$9 bilhões em indenizações da Qualcomm por royalties supostamente ilegais — esse número, porém, poderá triplicar(!) se os fabricantes forem bem-sucedidas em suas reivindicações.

Enquanto isso, a Apple vai contratando especialistas na área e muito provavelmente se prepara para, em algum momento no médio prazo, lançar o seu próprio modem para iPhones.

Definitivamente, a Qualcomm arrumou uma bela de uma dor de cabeça. Continuaremos acompanhando de perto essa história.

via Reuters

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 12.1.2 está disponível para todos os usuários de iPhones [atualizado]

Próx. Post

Apple é declarada inocente em acidente fatal envolvendo o FaceTime

Posts Relacionados