O melhor pedaço da Maçã.
Multitarefa com 3D Touch

iOS 12.1.2 altera animação do fechamento de apps na China para respeitar patentes da Qualcomm

Anteontem, meio de surpresa, a Apple liberou o iOS 12.1.2 para todos os seus usuários ao redor do mundo. Uma das razões para essa antecipação do update seria a alteração de algum elemento do sistema para que a Maçã deixasse de infringir patentes da Qualcomm na China — a fabricante de chips, como bem se sabe, está movendo um processo contra a Apple no país da Muralha que poderia levar ao banimento dos iPhones por lá caso a infração não fosse interrompida.

Publicidade

Até agora, não se sabia exatamente o que havia sido alterado no iOS 12.1.2 para refletir essa ação da Apple. Pois analisando as notas de atualização do sistema na China, o MacRumors descobriu onde está o “X” da questão — e não, ele não tem nada a ver com a questão dos modems e receptores que têm inflamado as demais disputas judiciais entre as duas empresas. Em vez disso, trata-se de uma simples animação da tela de multitarefa do sistema.

Como bem se sabe, o gesto para forçar o fechamento de um app no painel de multitarefa envolve um simples deslize do dedo para cima; a janela do app sumirá da tela subindo até os seus limites. Acontece que a Qualcomm tem uma patente na China que descreve exatamente esse elemento de interface; por isso, a Maçã mudou a animação em território chinês e, agora, as janelas dos apps fechados vão encolhendo até sumir quando você faz o gesto para fechá-las.

YouTube video

O changelog chinês também cita uma atualização na folha de compartilhamento, quando usada para definir imagens de contatos ou de fundo — quem sabe algo também relacionado a uma patente da Qualcomm.

No resto do mundo, o painel de multitarefa segue sem quaisquer mudanças. Não se sabe se a alteração em território chinês será suficiente para que o imbróglio seja resolvido ou se há mais água para rolar embaixo dessa ponte — o que eu tenho certeza é de que os problemas entre Apple e Qualcomm vão muito além de um simples elemento de interface, portanto certamente muitos capítulos ainda surgirão aqui.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Verifique (e controle) as ventoinhas do seu Mac com esse utilitário gratuito

Próx. Post

Segundas versões beta do iOS 12.1.3, do macOS Mojave 10.14.3 e do tvOS 12.1.2 estão disponíveis [atualizado: watchOS 5.1.3]

Posts Relacionados