App Store gera quase o dobro de novos “milionários” em relação ao Google Play

Não é novidade que o mercado de aplicativos cresce a passos largos e atinge receitas com lucros cada vez maiores. Mas, além de tornar as companhias que possuem lojas de aplicativos ainda mais ricas, a exemplo da Apple e do Google, ele também gera novos negócios milionários.

Esse foi o foco da nova pesquisa realizada pela Sensor Tower, que divulgou quantas novas empresas e desenvolvedores arrecadaram mais de um milhão de dólares em receita nas duas maiores lojas de apps do mundo neste ano.

De acordo com as descobertas da firma, a App Store viu cerca de 164 novas publicadoras gerarem mais de US$1 milhão nos EUA — quase o dobro registrado pelo Google Play, que teve 88 novos “milionários”. Para os desenvolvedores de apps do iOS, isso significa um aumento de 15% em relação ao ano passado, quando 143 empresas arrecadaram seu primeiro milhão na plataforma.

Número de novos milionários nas lojas de aplicativo

Apesar do maior número de “milionários” registrados na App Store, o crescimento de apps que arrecadaram mais de US$1 milhão na loja do Google foi ainda maior em relação ao ano passado (cerca de 24%). Isso pode significar um aumento mais positivo do que o esperado para a receita do Google Play.

Categorias de apps mais rentáveis na App Store

Não surpreendentemente, 54 das 164 novas publicadoras que geraram mais de US$1 milhão na App Store estão incluídas na categoria “Jogos” (cerca de 33%). Quem se destacou no meio desses números foi a FoxNext Games, distribuidora do jogo MARVEL Força Strike, que faturou, neste ano, mais de US$15 milhões na App Store.

Apesar da maior receita registrada pelos jogos, o número de novos aplicativos dessa categoria para iOS diminuiu 10% quando comparado ao ano passado. Nesse sentido, muitos apps foram realocados para outras categorias, como “Estilo de Vida” e “Saúde e Fitness”, que viram o número de apps aumentar de 6% para 12%.

A Sensor Tower acredita que a Apple parece “destinada a controlar sua posição como a plataforma mais lucrativa para desenvolvedores em 2019” — o que não é muito difícil de visualizar, já que os gastos na App Store deverão ultrapassar US$122 bilhões no próximo ano.

Número de downloads de apps

Para se ter uma ideia do quanto a economia em torno das lojas de aplicativos está aumentando, a App Annie, uma das maiores firmas de estatísticas referentes ao mundo dos aplicativos de smartphones, divulgou seus números preliminares acerca do número de downloads de apps neste ano.

A previsão da firma é de que o número de downloads de aplicativos em 2018 ultrapassará os 113 bilhões — um aumento de 10% em relação ao ano passado. Por consequência, os gastos com apps e serviços também saltaram 20%, ultrapassando US$76 bilhões em todo o mundo.

A App Annie analisou os aplicativos mais populares e mais rentáveis em 2018, construindo um ranking com o desempenho desses softwares. O Messenger, do Facebook, foi responsável pelo maior número de downloads (excluindo-se a categoria “Jogos”). No meio dos games, Helix Jump foi o mais baixado.

Quanto à lucratividade, o jogo Fate/Grand Order gerou a maior receita entre todos os jogos, enquanto a Netflix ficou por conta da maior arrecadação entre os aplicativos, como já havíamos comentado.

Os dados analisados correspondem ao número de downloads e compras na App Store e no Google Play até o dia 15 de dezembro. Eles não incluem as lojas de apps chinesas, o que aumentaria ainda mais as estimativas. Além disso, é no Natal que as empresas e os desenvolvedores de apps registram um pico no número de downloads, logo, esses números subirão ainda mais.

via 9to5Mac, TechCrunch

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes