Não é novidade que o mercado de aplicativos cresce a passos largos e atinge receitas com lucros cada vez maiores. Mas, além de tornar as companhias que possuem lojas de aplicativos ainda mais ricas, a exemplo da Apple e do Google, ele também gera novos negócios milionários.
Esse foi o foco da nova pesquisa realizada pela Sensor Tower, que divulgou quantas novas empresas e desenvolvedores arrecadaram mais de um milhão de dólares em receita nas duas maiores lojas de apps do mundo neste ano.
De acordo com as descobertas da firma, a App Store viu cerca de 164 novas publicadoras gerarem mais de US$1 milhão nos EUA — quase o dobro registrado pelo Google Play, que teve 88 novos “milionários”. Para os desenvolvedores de apps do iOS, isso significa um aumento de 15% em relação ao ano passado, quando 143 empresas arrecadaram seu primeiro milhão na plataforma.
Apesar do maior número de “milionários” registrados na App Store, o crescimento de apps que arrecadaram mais de US$1 milhão na loja do Google foi ainda maior em relação ao ano passado (cerca de 24%). Isso pode significar um aumento mais positivo do que o esperado para a receita do Google Play.
Não surpreendentemente, 54 das 164 novas publicadoras que geraram mais de US$1 milhão na App Store estão incluídas na categoria “Jogos” (cerca de 33%). Quem se destacou no meio desses números foi a FoxNext Games, distribuidora do jogo MARVEL Força Strike, que faturou, neste ano, mais de US$15 milhões na App Store.
Apesar da maior receita registrada pelos jogos, o número de novos aplicativos dessa categoria para iOS diminuiu 10% quando comparado ao ano passado. Nesse sentido, muitos apps foram realocados para outras categorias, como “Estilo de Vida” e “Saúde e Fitness”, que viram o número de apps aumentar de 6% para 12%.
A Sensor Tower acredita que a Apple parece “destinada a controlar sua posição como a plataforma mais lucrativa para desenvolvedores em 2019” — o que não é muito difícil de visualizar, já que os gastos na App Store deverão ultrapassar US$122 bilhões no próximo ano.
Número de downloads de apps
Para se ter uma ideia do quanto a economia em torno das lojas de aplicativos está aumentando, a App Annie, uma das maiores firmas de estatísticas referentes ao mundo dos aplicativos de smartphones, divulgou seus números preliminares acerca do número de downloads de apps neste ano.
A previsão da firma é de que o número de downloads de aplicativos em 2018 ultrapassará os 113 bilhões — um aumento de 10% em relação ao ano passado. Por consequência, os gastos com apps e serviços também saltaram 20%, ultrapassando US$76 bilhões em todo o mundo.
A App Annie analisou os aplicativos mais populares e mais rentáveis em 2018, construindo um ranking com o desempenho desses softwares. O Messenger, do Facebook, foi responsável pelo maior número de downloads (excluindo-se a categoria “Jogos”). No meio dos games, Helix Jump foi o mais baixado.
Quanto à lucratividade, o jogo Fate/Grand Order gerou a maior receita entre todos os jogos, enquanto a Netflix ficou por conta da maior arrecadação entre os aplicativos, como já havíamos comentado.
Os dados analisados correspondem ao número de downloads e compras na App Store e no Google Play até o dia 15 de dezembro. Eles não incluem as lojas de apps chinesas, o que aumentaria ainda mais as estimativas. Além disso, é no Natal que as empresas e os desenvolvedores de apps registram um pico no número de downloads, logo, esses números subirão ainda mais.
via 9to5Mac, TechCrunch