Saiba usar melhor o recurso “Não Perturbe” no iPhone e no Apple Watch

Conhecido pela comunidade iOS desde 2012, o recurso “Não Perturbe” (“Do Not Disturb”) é, talvez, uma das ferramentas mais simples e eficazes do sistema operacional móvel da Maçã. Apesar de essencialmente executar a mesma função desde que foi introduzido, o recurso ganhou algumas melhorias e novas opções de configuração no iOS 12, como veremos a seguir.

O Apple Watch também conta com uma série de recursos para silenciar ou desativar notificações temporariamente, incluindo o modo “Não Perturbe”, conforme comentamos. Para saber como configurar e usar esse recurso no iOS e no watchOS, confira as dicas a seguir.

iPhone

Como dissemos, muitas funcionalidades do “Não Perturbe” vêm de sistemas passados e, no geral, não houve mudanças drásticas desde o iOS 11. Nós inclusive divulgamos um tutorial em vídeo para você dominar o recurso.

As configurações do “Não Perturbe” estão disponíveis no app Ajustes, mas, caso você precise acessá-lo rapidamente, basta abrir a Central de Controle do seu dispositivo. No iOS 12, a Apple introduziu mais opções de configuração do recurso, permitindo que você ative-o por um determinado período de tempo ou com base na sua localização.

  1. No iPhone X, XS, XS Max ou XR e no novo iPad Pro, abra a Central de Controle deslizando o dedo da barra superior direita para baixo. Em outros modelos de iPhone e iPad, deslize o dedo da parte inferior da tela para cima.
  2. Toque com força ou pressione e segure no ícone que se parece com uma meia lua para abrir as opções do “Não Perturbe”.

    Opções de ativação do "Não Perturbe"

  3. Escolha “Por 1 hora”, “Até esta noite”, ou “Até eu sair desta localização”. Se você possui algum evento marcado no seu Calendário, é possível ver ainda a opção “Até o fim deste evento”.

É importante notar que a opção “Até eu sair desta localização” será exibida somente se os Alertas por Localização estiverem ativados. Para verificar se essa opção está ligada no seu iPhone, abra o app Ajustes e vá em Privacidade » Serviços de Localização » Serviços do Sistema » Alertas por Localização.

É possível, ainda, atrelar o “Não Perturbe” ao recurso “Hora de Dormir”, que desativa notificações e ativa o “Night Shift” durante o período agendado. Para isso, basta acessar Ajustes » Não Perturbe e tocar no botão deslizante para ativar a opção “Hora de Dormir”. Para entender como ativar esse recurso no app Relógio, confira esse tutorial.

Não Perturbe e Hora de Dormir

É possível, ainda, interagir com notificações específicas no iOS 12 para recebê-las em silêncio. Ainda que isso não seja uma opção vinculada diretamente ao “Não Perturbe”, esse recurso pode ser útil quando você deseja receber notificações sem alertas de um determinado app. Para personalizar notificações push, confira esse outro tutorial.

Apple Watch

Como dissemos, o Apple Watch possui pelo menos três recursos para silenciar notificações. O modo “Não Perturbe” também pode ser acessado diretamente da Central de Controle do gadget ao deslizar o dedo de baixo para cima na tela, e fica ativo até você desativá-lo manualmente.

Ajustes do Não Perturbe do Apple Watch

No entanto, é possível configurar o Apple Watch para espelhar as configurações do “Não Perturbe” do iPhone ou defini-lo para que seja ativado automaticamente durante os momentos de exercício. Para isso, acesse o app Watch e, na aba Meu Relógio, toque em Geral » Não Perturbe. Em seguida, defina se você prefere espelhar o iPhone ou ativar o “Não Perturbe” durante o exercício.

·   •   ·

Gostou dessas dicas? Para mais tutoriais sobre recursos e funções do iOS, do macOS, do watchOS e do tvOS, acesse nossa seção de tutoriais.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes