Apple abre código de interface que sustenta o CloudKit

Em abril passado, comentamos que a Apple abriu o código da FoundationDB, uma empresa especializada em banco de dados adquirida pela gigante de Cupertino em 2015. Agora, a empresa está anunciando a abertura do código da sua API1 que sustenta o CloudKit da Apple, a FoundationDB Record Layer.

Mais especificamente, essa API fornece uma nova camada de registros à FoundationDB, algo equivalente a um banco de dados relacional. Além disso, tal camada apresenta um novo esquema de gerenciamento, indexação e consulta de dados.

Essa é a primeira vez que a Maçã confirmou publicamente que o CloudKit é alimentado pela FoundationDB. Segundo a empresa, a FDB Record Layer é usada nas produções da Apple “para suportar aplicativos e serviços para centenas de milhões de pessoas”.

A FoundationDB também detalhou como o CloudKit usa a Record Layer. Resumidamente, essa camada opera de uma maneira totalmente independente, o que significa que tarefas como instanciar (criar um objeto de uma determinada classe) um banco de dados lógico e executar uma operação “levam apenas milissegundos”.

Para os interessados em se aprofundar no assunto e criar apps que usam a FDB Record Layer, a empresa publicou um guia de introdução e um artigo mais aprofundado [em inglês] sobre os detalhes dessa API — disponíveis também no GitHub do projeto.

via 9to5Mac

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes