O iOS evolui a passos largos a cada nova versão, mas ainda faltam algumas mudanças bem importantes se ele quiser, algum dia, ser um substituto à altura do macOS no universo da computação (ou, como teorizam alguns, fundir-se com o sistema dos Macs). Felizmente, alguns desenvolvedores e designers estão trabalhando em ideias que tornam essa distância menor a cada dia.
Querem um exemplo? Basta dar uma olhada nesse belíssimo conceito de menus drop-down para o sistema operacional móvel da Maçã desenvolvido pelo pessoal da Two Lives Left, responsável pelo aplicativo de codificação Codea.
Em um artigo no blog do estúdio, o desenvolvedor Simeon explicou a origem do conceito: ao criar o app universal Codea (que, anteriormente, estava disponível apenas para iPads), a Two Lives Left se viu com o desafio de trabalhar com a área significativamente reduzida nas telas dos iPhones. A grande quantidade de botões e atalhos dispostos na interface para os tablets não poderia ser reproduzida na tela do smartphone e eles não queriam recorrer à solução tradicional de esconder tudo em menus laterais.
A solução? Justamente inspirar-se nos menus drop-down do macOS, adaptando seu funcionamento para a interação com o toque.
Here's the two basic ways you interact. Tapping or dragging pic.twitter.com/1IN70MzkUK
— Simeon (@twolivesleft) 5 de janeiro de 2019
Aqui estão as duas formas básicas de interagir [com os menus drop-down]: tocando ou arrastando.
Dessa forma, os desenvolvedores conseguiram incluir todos os botões e atalhos essenciais do Codea em três seções principais, dispostas na tela do iPhone. Um segundo artigo no blog da Two Lives Left aprofunda-se ainda mais no processo de criação dos elementos, falando sobre os seus princípios de animação e comportamento, além dos detalhes de interface muito interessantes para quem se interessa no mundo da interface de usuário.
Os menus drop-down da Two Lives Left serão adicionados em uma futura atualização do Codea e estarão presentes também no novo app da desenvolvedora, o Shade (ainda em fase beta). O código dos elementos foi publicado pelos desenvolvedores no GitHub, para que outras pessoas possam incorporar o conceito aos seus próprios apps — o que, aliás, já está acontecendo:
Menus in action. Switching the number of columns in HomeCam. Will need to limit it per device size of course. Really loving the menu system by @twolivesleft now. Solves so many issues in such a nice manner. #HomeKit pic.twitter.com/Itl5UEB0od
— Aaron Pearce (@aaron_pearce) 14 de janeiro de 2019
Menus em ação. Mudando o número de colunas no HomeCam. Precisarei limitar o número de acordo com o tamanho do dispositivo, é claro. Amando muito esse sistema de menus criado pela Two Lives Left. Resolve muitos problemas de uma maneira muito interessante.
Será que a Apple poderá adotar algo parecido no iOS 13?
via Cult of Mac