WhatsApp passa o app do Facebook em popularidade pela primeira vez

Desde que o Facebook entrou no ramo dos aplicativos móveis, o app principal da rede tem sido o mais popular entre seus titãs das lojas de aplicativos. Entretanto, essa coroa parece ter sido usurpada muito recentemente.

Segundo dados da App Annie, o WhatsApp Messenger ultrapassou o aplicativo do Facebook como o mais popular. O gráfico abaixo mostra o crescimento no uso dos quatro principais apps do Facebook entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018, evidenciando a ultrapassagem do WhatsApp em setembro do ano passado:

Apps mais populares do Facebook, App Annie

No geral, ao longo dos últimos dois anos, o app do Facebook viu sua popularidade aumentar em 20%, enquanto o WhatsApp saltou 30% nessa mesma métrica — o Instagram cresceu ainda mais (35%), mas fica abaixo dos dois outros aplicativos e do Facebook Messenger em termos de uso geral.

É bom notar que, ainda que o WhatsApp tenha conquistado a liderança em setembro e esteja mantendo-a até o momento, o app do Facebook ainda conquistou a coroa de aplicativo de 2018. Além disso, em um dos mercados mais importantes do mundo — os Estados Unidos —, o WhatsApp não chegou nem à lista de 10 aplicativos mais populares do país, enquanto o Facebook e o Messenger ficaram com a primeira e a segunda colocações, respectivamente.

Por outro lado, o WhatsApp é o aplicativo mais popular do mundo em muitos mercados importantíssimos, como Alemanha, Brasil, Espanha, Índia, Indonésia, México, Reino Unido e Rússia.

Em outros tempos, esses dados (e a possível constatação da liderança do WhatsApp) seriam revelados pelo próprio Facebook, que costumava divulgar números bem concretos sobre os usuários de cada um de seus aplicativos. Recentemente, entretanto, a empresa passou a comentar esses dados de uma forma muito mais generalizada: na última conferência de resultados financeiros da companhia, Mark Zuckerberg se limitou a informar que “mais de 2,6 bilhões de pessoas estavam usando o Facebook, o WhatsApp, o Instagram ou o Messenger todos os meses”.

Ainda assim, os dados da App Annie parecem refletir os achados de outras firmas de análise digital. A Apptopia e a Sensor Tower, por exemplo, colocam o WhatsApp como campeão de downloads entre os três principais apps do Facebook já há algum tempo.

Apps mais baixados do Facebook, segundo a Sensor Tower

Apps mais baixados do Facebook, segundo a Sensor Tower

Portanto, no fim das contas, parece que o negócio de US$16 bilhões do Facebook deu muito, muito certo.


Ícone do app WhatsApp Messenger

WhatsApp Messenger

de WhatsApp Inc.

Compatível com iPhones
Versão 2.19.51 (154.1 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR


Ícone do app Facebook

Facebook

de Facebook, Inc.

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 221.1 (461.1 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

via VentureBeat

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes