Apple é acusada de não respeitar normas de privacidade da União Europeia

A Apple adora se colocar como a guardiã-mor da privacidade entre as empresas de tecnologia, mas nem ela pode passar incólume ao crivo das agências reguladoras e órgãos responsáveis pelo reforço à proteção dos dados dos consumidores. Basta ver que a empresa, junto a algumas outras gigantes da tecnologia, foi acusada recentemente por um grupo austríaco de não cumprir com as normas de privacidade recém-implementadas da União Europeia. As informações são da Reuters.

O grupo noyb é uma organização sem fins lucrativos que tem como principal função fiscalizar as regras de privacidade do bloco econômico e garantir que elas estejam sendo cumpridas. Em testes recentes, eles detectaram que oito grandes empresas de tecnologia — entre elas, Apple, Amazon, Netflix, Spotify e YouTube — não estão oferecendo serviços satisfatórios que cubram as necessidades dos usuários ou estejam em linha com a GDPR1, a lei de segurança de dados implementada na UE em maio passado.

Como comentamos aqui, em resposta à nova lei, a Apple atualizou toda a sua página de privacidade com uma nova ferramenta que permite aos seus usuários baixar os próprios dados contidos nos servidores da Maçã ou apagá-los completamente, entre outras opções — a ferramenta, inclusive, está sendo também liberada internacionalmente e já está disponível para IDs Apple brasileiros. Segundo a noyb, entretanto, a funcionalidade do recurso não é satisfatória.

De acordo com os pesquisadores, as oito empresas citadas não respeitaram algum (ou alguns) dos quatro princípios majoritários da GDPR: ter uma razão específica e legal para processar os dados, criptografar todos os dados dos usuários, dar ao consumidor o direito de ter uma cópia dos seus dados e de tê-los apagados a qualquer momento. Não foram especificados mais detalhes sobre as falhas das oito empresas.

O grupo registrou a reclamação na Áustria e a Apple não se pronunciou sobre o caso. Ficaremos aguardando novas informações e/ou possíveis consequências para a Maçã e suas concorrentes.

via AppleInsider

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes