O melhor pedaço da Maçã.

Bug grave no FaceTime permite escutar outra pessoa sem que ela saiba [atualizado 3x]

Bug no FaceTime

Veja só você: um bug recém-descoberto no iOS — e no macOS — permite que uma pessoa escute o que a outra está falando numa ligação FaceTime *antes* de ela atender ou até mesmo rejeitar a ligação. 😳

Publicidade

Bug no FaceTime

Obviamente, trata-se de um problema grave de privacidade com potencial de destruir relações — imagine alguém ligando para um familiar ou grande amigo e, sem querer, escutar algo desagradável vindo do outro lado (afinal, a outra pessoa não tem nenhum indicador de que está sendo escutada).

Tudo bem que não estamos falando de uma ligação trivial, já que é necessário realizar alguns passos nada comuns para que o bug se manifeste. Mas, ainda assim, não deixa de ser preocupante.

Publicidade

O bug funciona da seguinte forma: logo após realizar um FaceTime em vídeo com um contato pelo iPhone, é preciso deslizar de baixo para cima e tocar em “Adicionar pessoa”; depois, é preciso adicionar o seu próprio número de telefone; fazendo isso, é iniciada uma conferência — com o áudio da outra pessoa sendo reproduzido sem que ela saiba disso.

A interface do FaceTime até dá a entender que ela aceitou a ligação, mesmo que o telefone ainda esteja “tocando” para que a chamada seja aceita ou rejeitada. Nós testamos aqui e comprovamos que o problema de fato existe e pode ser facilmente reproduzido.

Publicidade

Agora você pode responder por si mesmo no FaceTime, mesmo que eles não respondam. 🤒 #Apple, explique isso…

Como eu disse, o dano aqui pode ser bem real. É possível escutar conversas de usuários de iPhones sem que eles saibam que estão sendo ouvidos; até o momento não há uma forma de você se proteger do bug — a não ser desativar completamente o FaceTime nos Ajustes. Assim, muitos vão preferir aguardar uma correção da Apple (vamos torcer para que ela seja liberada o mais rápido possível).

Se há uma “boa” notícia nisso é que pelo menos o vídeo da câmera não é exposto, apenas o áudio do microfone mesmo. Mas que coisa…

via 9to5Mac

Atualização, por Rafael Fischmann 28/01/2019 às 23:05

Ao BuzzFeed, um porta-voz da Apple confirmou que a companhia está “ciente desse problema e já identificou uma correção que será disponibilizada numa atualização de software ainda esta semana”.

Publicidade

Ou seja, vem aí o iOS 12.1.4.

Atualização II 28/01/2019 às 23:28

Eu comentei acima que, pelo menos havia a “boa” notícia de que o vídeo da câmera não era exposto, né? Pois é não é bem assim…

Bug do FaceTime agora em vídeo

Depois que a conferência começa sem a autorização da outra pessoa, caso ela aperte um dos botões de volume para silenciar a ligação (em vez de recusar), você passa a ter acesso à câmera em vez de ao microfone, conforme noticiou o The Verge — e isso também comprovado por nós.

Eles também informaram que, se o Não Perturbe estiver ativado, o bug não se manifesta — isso, contudo, nós não conseguirmos replicar (ou seja, o bug continuou).

Atualização III, por Rafael Fischmann 29/01/2019 às 09:00

A Apple decidiu desligar o FaceTime em grupo temporariamente nos seus servidores.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: Find-the-Line, Mount Burnmore, Money Pro e mais!

Próx. Post

Americanos estão mais leais ao iOS que nunca — mas ainda atrás do Android

Posts Relacionados