O melhor pedaço da Maçã.
Ícone do Facebook

Apenas um dia depois, Apple restaura certificado empresarial do Facebook [atualizado: Google também]

Ontem à tarde, cobrimos em detalhes aqui a violação de regras do Apple Developer Program cometida pelo Facebook, que culminou em seu certificado empresarial sendo revogado pela Apple — causando, é claro, uma grande dor de cabeça para a rede social, pois muitos dos seus apps internos/privados dependiam desse certificado para funcionarem.

Publicidade

Pouco tempo depois, descobriu-se que o Google fazia algo parecido e, como esperado, seu certificado também foi revogado pela Apple há algumas horas. Agora, uma boa notícia para o Facebook: a Apple já restaurou seu certificado empresarial.

Mike Isaac, repórter do New York Times, recebeu a seguinte declaração de um porta-voz do Facebook:

Nós tivemos o nosso Certificado Empresarial, que possibilita nossos aplicativos internos de empregados, restaurado. Estamos agora no processo de fazer esses apps internos voltarem a funcionar. Sendo claro, isso não teve um impacto em nossos serviços para consumidores.

Embora o porta-voz tenha usado o termo “restaurado”, é capaz que a Apple simplesmente tenha permitido que o Facebook emitisse um *novo* certificado empresarial para seus apps. Assim, ela garante que todos os apps que antes violavam suas regras por meio do certificado antigo não voltem mais a funcionar.

Publicidade

A punição de pouco mais de 24h apenas pode parecer leve, mas certamente a mensagem devida foi passada. As regras do Apple Developer Program devem ser cumpridas por todos igualitariamente, pouco importa se você é o Facebook ou o Google.

Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro01/02/2019 às 08:25

Algumas horas após ter revogado os certificados empresariais do Google, a Apple restaurou-os novamente (bem mais rápido que os do Facebook, diga-se de passagem), como notou Mark Bergen (da Bloomberg) e posteriormente foi confirmado por um porta-voz da companhia de Mountain View.

Publicidade

Os Googlers agora têm seus aplicativos iOS de volta, está tudo bem com o mundo.

Com a remoção dos certificados horas atrás, funcionários do Google perderam acesso às versões de testes dos seus aplicativos para iOS, como YouTube, Gmail, Google Maps e Agenda, causando uma “perda maciça de produtividade” que certeiramente tornará a empresa mais cuidadosa na hora de cumprir com as políticas da Apple.

O ex-Apple Michael Gartenberg brincou com o fato de a gigante de Cupertino ter restaurado, o quanto antes, os certificados das empresas — sugerindo que os bilhões que elas investem na Maçã não podem ser esquecidos.

Publicidade

Precisamos dar um jeito neles como demos no FB [Facebook], mas também tiramos bilhões deles, então vamos resolver isso.

Negócios são negócios, afinal.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Após infração de regras, Apple também revoga certificado do Google

Próx. Post

Filme da semana: compre “Suburbicon: Bem-vindos ao Paraíso”, com Matt Damon e Julianne Moore, por R$9,90!

Posts Relacionados