O melhor pedaço da Maçã.

iOS 12.2 beta 2 vem com novos Animojis e ícone de “5G” na barra de status [atualizado 3x]

Imagens: Vinícius Porto
Animojis

O iOS 12.2 beta 2 foi liberado hoje pela Apple. E se você achou que não veríamos nenhuma novidade — além daquelas que já acompanhamos na primeira beta —, se enganou!

Publicidade

Confira abaixo o que mudou:

Novos Animojis

Animojis
Imagens: Vinícius Porto

Você é fã dos Animojis? Então vai gostar de saber que 4 novos se juntaram aos 19 já existentes. São eles: tubarão, coruja, javali e girafa.

Aos que ainda não conhecem o recurso, nós fizemos um vídeo explicando tudo sobre ele.

5G no iPhone?

Nos Estados Unidos, a AT&T passou a mostrar a indicação “5G E” em vez de 4G/LTE1Long term evolution, ou evolução de longo prazo. em certas áreas, conforme podemos ver abaixo:

Publicidade

Alguns iPhones da AT&T estão exibindo o ícone enganoso “5G E” no iOS 12.2 beta 2 https://www.macrumors.com/2019/02/04/att-iphones-5ge-icon-beta-2/… por @julipuli.

Tudo não passa de uma jogada de marketing, já que nenhum iPhone é capaz de se conectar a uma rede 5G atualmente. O “E” significa Evolution, uma nova marca que a AT&T está usando para algumas partes de sua rede LTE. De acordo com a operadora, o 5G Evolution atinge um pico teórico de velocidade sem fio de 400Mb/s, que não coincide com as velocidades de transferência de dados 5G — na verdade, trata-se de uma velocidade típica de conexões LTE Advanced Pro.

Publicidade

Ou seja, a AT&T mais está atrapalhando do que ajudando nesse começo de transição para o 5G.

Percentual de bateria na Tela de Bloqueio

Será que a Apple mudou o comportamento das informações mostradas na Tela de Bloqueio?

Publicidade

A última iOS 12.2 beta mostra a leitura da porcentagem da bateria permanentemente na Tela de Bloqueio (não apenas durante o carregamento). Espero que seja um bug porque é chato – eu quero ver a data!

De fato, não faz muito sentido mostrar a porcentagem no lugar da data quando o telefone não está carregando — e o próprio Benjamin Mayo tratou de acabar com qualquer dúvida:

Ok, ufa (eu deveria ter checado as notas de lançamento primeiro).

Como a própria Apple explica nas notas de liberação da nova versão, esse é um bug mesmo que se resolve ao desligar/ligar o dispositivo.

·   •   ·

Caso surjam outras novidades do iOS 12.2 beta 2, atualizaremos este artigo com elas. 😉

Atualização 05/02/2019 às 12:27

O iOS 12.2 também virá com acesso limitado ao acelerômetro e ao giroscópio no Safari — provavelmente por questões envolvendo privacidade, como informou o MacRumors.

A maior probabilidade é que tal implementação da Apple tenha ocorrido como uma resposta a um artigo da WIRED, no qual foi informado que milhares de sites tinham acesso total a dados de movimento, orientação, proximidade e sensores de luz em dispositivos móveis.

Nova opção de acesso a movimento e a orientação no Safari do iOS 12.2
Imagem: Vinícius Porto

Agora, no iOS 12.2, é preciso ativar a opção “Movimento e Orientação de Acesso” em Ajustes » Safari » Privacidade — você pode testar essa nova opção (desligada e ligada) em sites como esse aqui. Até aí, nada demais; o problema é que esse novo comportamento poderá quebrar muitas aplicações de realidade virtual/aumentada.

Como tudo ainda está em fase de testes, quem sabe a Apple deixe tal recurso ativado por padrão (dando apenas essa opção de a pessoa desligar, caso queira); ou, quem sabe, tudo venha mesmo desativado, mas, assim que você entrar num site do tipo, um alerta surja para questionar se você quer ou não ativar o recurso (como faz quando pede a sua localização, por exemplo).

Atualização II 06/02/2019 às 19:45

Enquanto novos recursos chegam, outros se vão.

Opção "Pedir para Não Me Rastrear"

Como podemos ver na imagem acima, na primeira beta do iOS 12.2 e em versões anteriores, há uma opção “Pedir para Não Me Rastrear”. Segundo a Apple, ela foi removida do iOS 12.2 beta 2 para evitar um potencial uso como uma variável de impressão digital (que, ironicamente, pode ser usada para fins de rastreio). O mesmo recurso também foi retirado do Safari Technology Preview 75 (uma espécie de beta do Safari do macOS), liberado hoje.

O recurso, que é uma preferência enviada pelo navegador para vários sites solicitando que as empresas de publicidade não usem métodos de rastreamento, foi implementado pela Apple em 2011 (no macOS Lion). O fato é que está nas mãos das empresas de publicidade respeitar ou não essa opção do usuário — e você deve imaginar o que acontece, não é mesmo? Por isso, o recurso não tem uma real utilidade.

Para substitui-lo, como informou o MacRumors, a Apple implementou opções muito mais rígidas (como a opção “Impedir Rastreamento”) que realmente têm um efeito tangível e impedem os métodos de rastreamento que muitos anunciantes e sites usam para analisar a navegação de usuários.

Atualização III 08/02/2019 às 19:00

Mais uma novidade:

Marcar como reproduzido no app Podcasts, novidade do iOS 12.2

No app Podcasts, será possível marcar um episódio como já reproduzido, como informou o 9to5mMac.

Vale notar que isso não é bem uma novidade: o recurso existia mas foi retirado do app quando o aplicativo Podcast foi redesenhado no iOS 11. Para isso, basta entrar no episódio em questão, tocar no menu ••• e marcar como reproduzido — se você optou por excluir automaticamente os episódios reproduzidos, então ele sumirá do seu aparelho.

Notas de rodapé

  • 1
    Long term evolution, ou evolução de longo prazo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Cartões-presente da App Store já estão à venda no Brasil!

Próx. Post

Apple está a poucos bilhões de se tornar novamente a empresa mais valiosa do mundo

Posts Relacionados