O melhor pedaço da Maçã.

Angela Ahrendts deixará a Apple em abril; Deirdre O’Brien assumirá como VP sênior de varejo e pessoas [atualizado 2x]

Deirdre O'Brien

Angela Ahrendts deixou o cargo de CEO da Burberry para se tornar a vice-presidente sênior de varejo da Apple em 2013. Agora, cinco anos depois, ela está saindo da empresa.

Publicidade

Em um comunicado para a imprensa, a Apple informou que Deirdre O’Brien assumirá todas as responsabilidades relacionadas às lojas de varejo e online da companhia — atualmente ela é vice-presidente de pessoas e, com a promoção, acumulará as duas funções subindo para o patamar “sênior”.

O’Brien — que responderá diretamente para o CEO Tim Cook — já tem três décadas de Apple, então conhece a empresa como poucos. Com o novo cargo, ela será “responsável por liderar o alcance global de varejo da empresa, focando na conexão entre o cliente e as pessoas e processos que os servem”. Paralelamente, ela continuará liderando a equipe de pessoas, supervisionando todas as funções relacionadas — incluindo o desenvolvimento de talentos e a Universidade Apple, recrutamento, relações e experiência com funcionários, parceria de negócios, benefícios, remuneração, inclusão e diversidade.

Eis a declaração de Cook:

Publicidade

Na Apple, acreditamos que nossa alma é o nosso pessoal, e Deirdre entende as qualidades e os pontos fortes de nossa equipe melhor do que ninguém. Por mais de três décadas, ela ajudou a manter a Apple focada em servir os clientes e enriquecer vidas. Ela é uma líder excepcional e é uma parceira vital para as equipes de varejo em todo o mundo desde o início. Estou muito feliz em trabalhar ao lado de Deirdre em sua nova função e sei que nossos 70 mil funcionários do varejo também estarão.

Abaixo, a de O’Brien:

As pessoas vêm à Apple para fazer o melhor trabalho de suas vidas, e nossas equipes de varejo mostram sua paixão todos os dias, em todas as interações, em todo o mundo. É a oportunidade de uma vida trabalhar e aprender com uma equipe tão talentosa, diversificada e imaginativa. Estou ansiosa por esta jornada e por continuar o importante trabalho da equipe de Pessoas em apoiar todos os funcionários incríveis da Apple.

Atualmente, a Apple conta com 35 lojas online e 506 físicas em 5 continentes (incluindo 2 aqui no Brasil) — e tudo isso, agora, será comandado também por O’Brien.

No comunicado, Cook fez questão de agradecer a Ahrendts por “inspirar e energizar” as equipes da empresa nos últimos cinco anos. “Ela tem sido uma força positiva e transformadora, tanto para as lojas da Apple quanto para as comunidades que elas atendem. Todos nós desejamos a ela o melhor nesse novo capítulo.”

Publicidade

Eis a declaração de Ahrendts:

Os últimos cinco anos foram os mais estimulantes, desafiadores e gratificantes da minha carreira. Através dos esforços coletivos das equipes, o varejo nunca esteve mais forte ou melhor posicionado para fazer uma contribuição ainda maior para a Apple. Eu sinto que não há melhor momento para passar o bastão para Deirdre, uma das executivas mais fortes da Apple. Estou ansiosa para ver como essa incrível equipe, sob sua liderança, continuará mudando o mundo, uma pessoa e uma comunidade de cada vez.

Fica bem claro que Ahrendts não está se aposentando — veremos se ela voltará ao mercado da moda ou se continuará no setor de tecnologia.

Provavelmente só saberemos ao certo em abril, quando Ahrendts de fato deixará seu posto de VP sênior de varejo na Apple.

Atualização 06/02/2019 às 00:48

A Apple compartilhou algumas fotos das duas executivas (ao lado de Cook) falando com funcionários sobre essa nova etapa de varejo da empresa.

Publicidade

O CEO também foi ao Twitter agradecer Ahrendts e parabenizar O’Brien:

Um conjunto de anúncios agridoce hoje. Angela, agradecemos por tudo o que você fez para inspirar e energizar as nossas equipes. Deirdre, não podemos pensar em ninguém melhor para liderar nossas lojas e todas as pessoas da Apple em sua missão de mudar vidas para melhor.

Deirdre O'Brien

A empresa já tratou de atualizar sua página de liderança, listando O’Brien como nova executiva sênior.

Atualização II 06/02/2019 às 15:25

Como sempre acontece, Tim Cook enviou um memorando interno para empregados da Apple — o qual nós traduzimos abaixo:

Equipe,

Estou escrevendo para informar sobre uma importante mudança de liderança. Hoje estamos anunciando a promoção de uma das mais apaixonadas e experientes defensoras dos nossos clientes e funcionários na Apple — e a saída de uma líder muito querida e realizada que desempenhou um papel transformador na formação das experiências de varejo da Apple.

Depois de cinco anos liderando as lojas de varejo e online da Apple, Angela Ahrendts planeja deixar a Apple em abril para novas atividades pessoais e profissionais. Angela inspirou e energizou nossas equipes de varejo com a visão das lojas como um lugar onde o melhor da Apple se une para atender clientes e comunidades. Durante seu mandato, a experiência nas lojas foi redefinida com programas como o “Today at Apple” e nosso relacionamento com clientes está mais forte do que nunca.

Essa transição nos dá a oportunidade de reforçar e levar adiante os valores que tornam nossas lojas de varejo e online as melhores do mundo — e nossa missão de enriquecer a vida de outras pessoas. Como eu já disse muitas vezes, o maior patrimônio da Apple é seu pessoal. E, com isso em mente, a melhor escolha para liderar nossa equipe se tornou clara muito rapidamente.

Estou muito feliz em anunciar que Deirdre O’Brien assumirá a responsabilidade por nossas equipes de varejo em uma nova função como vice-presidente sênior de Varejo + Pessoas. Deirdre traz uma visão e uma experiência adquirida ao longo de 30 anos na Apple — décadas dedicadas a focar na conexão entre clientes, pessoas e processos que os servem. Trabalhando de forma colaborativa na Apple, Deirdre e suas equipes capacitam as pessoas a liderar com propósito e humanidade.

Deirdre fazia parte da equipe que planejou e lançou as primeiras lojas online e de varejo da Apple. Ela tem sido parte da expansão empolgante do varejo e de todos os lançamentos de produtos desde então. Ela sabe o valor das conexões humanas profundas que experiências de varejo tornam possíveis — e ela sabe que é aí que a Apple mostra seu coração e alma.

Na sua função de vice-presidente de pessoas, Deirdre e sua equipe trouxeram um foco elevado à forma como a Apple inspira, conecta, desenvolve e cuida de seus funcionários — esforços essenciais que ela continuará focando em toda a empresa com a equipe de pessoas em seu novo papel.

À medida que procuramos novas maneiras de elevar nossas experiências na loja e online, estabelecendo relações mais profundas com clientes que amam nossos produtos, acredito que nossa equipe, em todos os níveis, é a melhor do ramo. Sou grato a Angela por tudo o que ela fez pela Apple e estou ansioso para o que Deirdre fará no seu novo papel.

Para todos no varejo e nossos funcionários em todo o mundo, obrigado por tudo que vocês fazem para ajudar os sonhadores a se tornarem realizadores, a expandir o potencial humano e a fazer o melhor trabalho de nossas vidas.

Tim

Nenhuma informação realmente nova foi compartilhada, mas é interessante ver como Ahrendts está saindo pela porta da frente e como, aparentemente, Cook nem pensou duas vezes ao escolher uma pessoa da própria Apple para assumir o novo cargo (algo que não aconteceu nas últimas trocas de comando para o cargo de VP sênior de varejo).

via Business Insider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple retoma o posto de empresa mais valiosa do mundo [atualizado: Microsoft recupera]

Próx. Post

Loja oficial da Tesla na Amazon vende case para iPhones e mais

Posts Relacionados