O melhor pedaço da Maçã.
Qualcomm

Qualcomm é condenada na Coreia do Sul e vê processo nos EUA desmoronar

A Qualcomm não tem tido “sorte” nas decisões recentes referentes às suas batalhas judiciais (com a Apple ou não) ao redor do mundo. Recentemente, mais dois desdobramentos mostraram que a fabricante de chips está em maus lençóis com órgãos mundiais de regulamentação — o que pode significar que a odisseia da empresa na justiça pode estar chegando ao fim.

Publicidade

Coreia do Sul

A primeira decisão recente vem da Coreia do Sul, onde a Suprema Corte local decidiu novamente que a Qualcomm deve pagar uma multa de ₩273 bilhões (cerca de R$1 bilhão) referente a práticas anticompetitivas realizadas pela empresa no país entre 2000 e 2009. As informações são do Investor.

A corte já tinha determinado esse pagamento em 2013, mas a companhia recorreu da decisão — sem sucesso, como estamos vendo agora. A Qualcomm ficará obrigada a pagar pelo menos ₩200 bilhões da multa total aplicada pela Suprema Corte; o restante da quantia será determinada por instâncias inferiores da justiça coreana.

Uma decisão desse tipo, embora não esteja diretamente ligada à Apple, é importante para fortalecer a narrativa da Maçã nas disputas judiciais correntes no resto do mundo — como a que trataremos logo abaixo.

Estados Unidos

Enquanto a Qualcomm sofre um abalo na Coreia do Sul, uma das suas batalhas com a Apple nos Estados Unidos vai pendendo para o lado da Maçã, como informou o FOSS Patents.

Publicidade

A quem não se lembra muito bem, a gigante dos microchips processou a Apple em 2017 alegando infração de seis de suas patentes em tecnologias utilizadas nos iPhones e iPads; a ideia da Qualcomm era, eventualmente, banir a importação dos dispositivos para os EUA. Entretanto, três das acusações foram retiradas pela empresa ao longo do último ano, enquanto duas outras foram consideradas improcedentes pela justiça americana.

A última esperança da Qualcomm era em relação à última patente, mas a Apple deixou de infringi-la (mesmo declarando que nunca o fez) com uma alteração no iOS 12.1. Ou seja, agora a situação está desfavorável para a empresa dos chips: mesmo que a justiça decida a seu favor em relação a essa última patente, um possível banimento só recairia sobre dispositivos rodando sistemas anteriores ao iOS 12.1. Como a Apple vende apenas dispositivos rodando as versões mais recentes dos seus sistemas, na prática, nenhuma importação seria impedida.

Publicidade

Esse é mais um abalo nas derrotas recentes da Qualcomm. Em breve, a justiça dos EUA julgará também as supostas práticas anticompetitivas da empresa que a Apple tanto tem acusado; se o resultado for novamente negativo para a fabricante, poderemos ver um fim dessa história toda em breve. Ou não.

via MacRumors, 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple vendeu mais AirPods que iPhones em seus dois primeiros anos de vida

Próx. Post

Apple perde talento em AR e nomeia primeiro diretor de marketing da área

Posts Relacionados