O melhor pedaço da Maçã.

Lee Clow, gênio criativo de campanhas publicitárias da Apple, se aposenta

Lee Clow

Com os anos, algumas das figuras mais ilustres da história da Apple podem até sair dos holofotes, mas o fato é que elas continuam adoradas pelo trabalho que deixaram como legado. Esse é o caso do lendário Lee Clow, presidente e fundador da TBWA\Media Arts Lab, que atua há mais de 30 anos como a mente por trás da publicidade da Maçã — a exemplo das campanhas “Think Different” (“Pense Diferente”) e “Get a Mac” (“Compre um Mac”).

Publicidade

Após cerca de cinco décadas no meio publicitário, Clow anunciou que se aposentará por uma carta [PDF]. Apesar da notícia, ele contou que não deixará o mundo da criação e da publicidade; ele assumirá o posto de presidente emérito da TBWA e continuará envolvido em projetos sociais, além de trabalhar em um longa-metragem.

Steve Jobs e Lee Clow
Steve Jobs e Lee Clow

O primeiro grande sucesso da parceria de Clow com a Apple foi o comercial do Macintosh “1984”, lançado durante o Super Bowl daquele ano. O comercial aludia à obra literária “1984”, de George Orwell, que discute uma sociedade distópica na qual as pessoas eram constantemente vigiadas por telas.

YouTube video

Publicidade

Clow, junto ao redator Steve Hayden e do diretor de arte Brent Thomas, criou o slogan “Por que 1984 não será como 1984”, ajudando a articular a visão contrária que o romancista inglês delimitava na relação entre o homem e a tecnologia.

No fim da década seguinte, a agência de publicidade de Clow — naquela época (Chiat\Day) — se separou da Maçã, mas Steve Jobs (que havia voltado à Apple) insistiu para que eles voltassem a trabalhar juntos. E foi quando surgiu outro grande resultado dessa parceria: a campanha “Think Different” — que foi adaptada para a televisão a partir do comercial “Here’s to the Crazy Ones” (“Essa vai para os loucos”).

YouTube video

Publicidade

Durante as últimas duas décadas, Clow ajudou a orquestrar outras grandes campanhas da Apple, como os comerciais do iPod e do iTunes que mostravam silhuetas de pessoas dançando diversas músicas vibrantes e a célebre série de comerciais “Get a Mac”, nos quais a Apple falava das vantagens do Mac em relação aos PC.

YouTube video

Ele também ajudou a Apple a redefinir o universo mobile com as propagandas do iPhone e, depois, com o iPad. Mais recentemente, a TBWA\Media Arts Lab esteve por trás das campanhas publicitárias do Apple Music, do Apple Watch e do HomePod — incluindo o comercial “Welcome Home” (“Bem-vindo ao Lar”), vencedor de vários prêmios.

via Fast Company

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple adquire DataTiger, startup inglesa de marketing digital

Próx. Post

Beats lança versões temáticas do Studio3 Wireless com times da NBA

Posts Relacionados