O melhor pedaço da Maçã.
USB

USB-IF causa confusão ao juntar especificações USB 3.0 e 3.1

Por algum motivo, a USB-IF (USB Implementers Forum, organização que promove e suporta o padrão USB) anunciou durante o Mobile World Congress (MWC) 2019 que o novo protocolo USB 3.2 absorverá as especificações anteriores (USB 3.0 e 3.1), alterando a nomenclatura desses padrões — o que causou certa confusão.

Publicidade

Agora, ambos os protocolos USB 3.0 e 3.1 devem ser considerados gerações da especificação USB 3.2; dessa forma, o USB 3.0 passa a ser chamar USB 3.2 Gen 1, e o USB 3.1 foi definido como USB 3.2 Gen 2. Ainda está confuso? Explico.

Antes da reclassificação, o padrão USB 3.0 era especificado como USB 3.1 Gen 1 (que suporta velocidades de até 5Gb/s) e passou a se chamar USB 3.2 Gen 1. Enquanto isso, o protocolo USB 3.1, especificado como 3.1 Gen 2 (que suporta velocidades de até 10Gb/s) será chamado de USB 3.2 Gen 2.

Isso também implicou na alteração da nomenclatura do próspero padrão USB 3.2, que mesmo antes de ser lançado passará a ser denominado USB 3.2 Gen 2×2. Um dos motivos para isso é que essa especificação oferece 2x a velocidade de transferência do (atual) USB 3.2 Gen 2, como explicou o Tom’s Hardware.

Publicidade

Apesar disso, essas especificações continuarão fisicamente as mesmas, ou seja, o USB 3.2 Gen 1 e o USB 3.2 Gen 2 podem ser conectados a partir do conector USB-A retangular ou o conector USB-C de costume. Já o USB 3.2 Gen 2×2 estará limitado apenas a conectores USB-C — o Thunderbolt 3 permanece inalterado.

Os dispositivos que usarão o novo padrão USB 3.2 Gen 2×2 podem (ou não) ser anunciados ainda este ano, sendo lançado primeiro em computadores e notebooks topos-de-linha; não há previsão para quando periféricos e outros produtos compatíveis com o novo protocolo serão lançados.

Vale notar que a Apple é uma das empresas do grupo que promove as especificações da família USB 3.0, portanto, é altamente provável que a fabricante seja uma das primeiras a adotar o novo padrão (USB 3.2 Gen 2×2) nos seus futuros hardwares.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Compre apps para Mac como Fantastical 2 e PDF Expert por apenas US$22,50!

Próx. Post

Apple quer reduzir multa de US$440 milhões a favor da VirnetX

Posts Relacionados