O melhor pedaço da Maçã.

Apple rebate acusações do Spotify e cita processo contra artistas

Spotify

Nos últimos dois dias, acompanhamos o Spotify criticar massivamente o sistema de regras e de cobrança da Apple dentro da App Store [1, 2]. Como informamos, a gigante de streaming sueca protocolou, junto à Comissão Europeia (CE), uma queixa contra a Maçã que ecoou as críticas em uma página do Spotify.

Publicidade

Agora foi a vez da gigante de Cupertino de colocar a boca no trombone, ou melhor, na web. Em nota, a Maçã não só rebateu as acusações do Spotify como também citou a importância da App Store para o crescimento (e reconhecimento) do serviço, além de cutucá-la com uma de suas (grandes) polêmicas mais recentes.

Inicialmente, a Apple salientou que tanto a iTunes Store (lançada há 16 anos) quanto a App Store (inaugurada há 11 anos) foram concebidas para serem lugares confiáveis, onde usuários pudessem descobrir e comprar novos conteúdos de qualidade.

No que tange à sua loja de aplicativos, a empresa afirmou que, em essência, os desenvolvedores — desde engenheiros iniciantes a empresas maiores — podem ter a certeza de que estão jogando sob o mesmo conjunto de regras, incluindo aqueles que competem com a Apple em algum aspecto porque eles “levam a companhia a ser melhor”.

Publicidade

Isso tudo nos leva às alegações do Spotify contra a Apple: segundo a gigante de Cupertino, o que a empresa de streaming de músicas está exigindo é algo muito diferente. Depois de usar a App Store por anos para “aumentar drasticamente seus negócios”, a Maçã argumentou que o Spotify quer “manter todos os benefícios do ecossistema da App Store sem fazer contribuições para esse mercado”.

O Spotify tem todo o direito de determinar seu próprio modelo de negócios, mas nos sentimos obrigados a responder quando o Spotify envolve suas motivações financeiras em uma retórica enganosa sobre quem somos, o que construímos e o que fazemos para apoiar desenvolvedores independentes, músicos, compositores e criadores de todos os estilos.

Atualizações e restrição a produtos/serviços

Sobre a acusação de que estaria bloqueando atualizações do app Spotify, a Apple esclareceu que aprovou e distribuiu aproximadamente 200 atualizações do software da sueca, o que resultou em downloads de mais de 300 milhões de cópias do app. De acordo com a Maçã, correções do app são solicitadas somente quando o Spotify “tenta evitar as mesmas regras que todos os outros aplicativos seguem”.

Quanto às supostas restrições aos produtos e serviços da Maçã, a empresa ressaltou que trabalha com o Spotify com frequência para ajudar a levar o serviço deles para ainda mais dispositivos e plataformas. Nesse sentido, o Spotify teve (e tem) todas as oportunidades para estar presente em mais produtos da Apple, que destacou:

  • Quando entramos em contato com o Spotify sobre o suporte à Siri e ao AirPlay 2 em várias ocasiões, eles nos disseram que estão trabalhando nisso e estamos prontos para ajudá-los onde pudermos.
  • O Spotify está profundamente integrado a plataformas como o CarPlay e tem acesso às mesmas ferramentas de desenvolvimento de aplicativos e recursos que qualquer outro desenvolvedor.
  • Nós achamos as alegações do Spotify sobre o Apple Watch especialmente surpreendentes. Quando o Spotify enviou seu aplicativo Apple Watch em setembro de 2018, analisamos e aprovamos o aplicativo a partir do mesmo processo e velocidade que levamos com qualquer outro aplicativo. Inclusive, o app Spotify para o Apple Watch é atualmente o aplicativo número 1 na categoria de Música.

Assinaturas e cobranças

Acerca da cobrança de 30% sobre o valor das assinaturas realizadas pela App Store, a Apple esclareceu que 84% dos aplicativos vendidos na sua loja não pagam nada à companhia. Dessa forma, ela exige a contribuição apenas de bens e serviços digitais que são comprados dentro do aplicativo, a partir do seu sistema de compras internas.

Publicidade

A Apple disse, ainda, que o Spotify “deixou de lado” o fato de que essa cobrança cai para 15% após o primeiro ano de assinatura, além de algumas informações em torno do funcionamento dos seus negócios:

  • A maioria dos clientes do Spotify usa a versão gratuita, suportada por anúncios, o que não contribui para a App Store.
  • Uma parcela significativa dos clientes do Spotify é formada por parcerias com operadoras de celular. Isso não gera nenhuma contribuição para a App Store, mas exige que o serviço pague uma taxa de distribuição semelhante para varejistas e operadoras.
  • Mesmo agora, apenas uma pequena fração de suas assinaturas se enquadra no modelo de cobrança da Apple. O Spotify está pedindo que esse número seja zero.

A Apple se defendeu, dizendo que ajuda a conectar o Spotify aos seus usuários fornecendo a plataforma por meio da qual essas pessoas podem baixar e atualizar seus aplicativos. Além disso, compartilha ferramentas de desenvolvimento para dar suporte ao app e mantém um sistema de pagamento seguro (sem compromisso) que permite que usuários acreditem em transações no aplicativo. No entendimento da Maçã, o Spotify está pedindo para “manter todos esses benefícios e, ao mesmo tempo, reter 100% da receita”.

O Spotify não seria o negócio que é hoje sem o ecossistema da App Store, mas agora eles estão aproveitando seu crescimento para evitar contribuir com a manutenção desse ecossistema para a próxima geração de empreendedores de aplicativos. Achamos que isso está errado.

Relação com a música

Por fim, a gigante de Cupertino salientou que compartilha o mesmo amor pela música que o Spotify, mas que se difere dessa empresa na forma como tenta atingir esse objetivo. Nas palavras da Apple, “o objetivo do Spotify com essas acusações é ganhar mais dinheiro com o trabalho dos outros” (ouch!).

Publicidade

A Apple não perdeu a oportunidade de provocar o Spotify com uma polêmica que repercutiu negativamente para a empresa. Mais precisamente, ela citou a decisão do Conselho de Direitos Autorais dos Estados Unidos que aumenta os royalties pagos a compositores em 44% — o Spotify, além de outras empresas de streaming, apelaram; a Apple, não.

Isso não é apenas errado, representa um passo real, significativo e prejudicial para a indústria da música.

A companhia fechou a carta com um sinal de paz, afirmando que está orgulhosa do trabalho que fez para ajudar o Spotify a construir um negócio de sucesso atingindo centenas de milhões de amantes da música e desejando-lhes sucesso contínuo, o qual foi, e ainda é, o objetivo da criação da App Store.

·   •   ·

Será que o jogo virou para o Spotify? Independentemente de quem está certo ou errado (se é que esse seja o caso), certamente ainda veremos mais desdobramentos dessa queda de braço em breve.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pagamentos via WhatsApp poderão chegar ao Brasil em breve

Próx. Post

Rumor: “iPhone XI” terá três câmeras, mas só nos modelos com mais armazenamento

Posts Relacionados