O melhor pedaço da Maçã.

Aplicativo Netflix não conta mais com suporte ao AirPlay [atualizado: “justificativa”]

Transmitindo um conteúdo do app Netflix para uma TV sendo o “Cast”
Transmitindo um conteúdo do app Netflix para uma TV sendo o "Cast"

A tecnologia AirPlay é ótima. Com ela podemos compartilhar vídeos, fotos, músicas e muito mais de dispositvos Apple para a Apple TV, caixas de som favoritas e, em breve, alguns modelos de Smart TVs. Um app para lá de importante nesse cenário, contudo, acaba de abandonar essa tecnologia. Falo do Netflix.

Publicidade

Em um artigo de suporte no qual explica como fazer para usar um aparelho móvel para assistir à Netflix na TV, a empresa retirou o AirPlay como uma das opções disponíveis para dispositvos Apple. A justificativa? Nas palavras do Netflix, “limitações técnicas”.

A perda não é enorme pois existem apps da Netflix para tudo que é aparelho, incluindo aí Apple TV, consoles, TVs inteligentes, etc. Com essa oferta, a necessidade real de se usar o AirPlay para desfrutar de um conteúdo acaba se tornando bastante remota. Ainda assim, há casos nos quais isso poderia se justificar, como por exemplo num cenário em que você está na casa de um amigo que não é assinante do serviço e quer reproduzir o conteúdo do seu aparelho na TV dele, usando a Apple TV.

Claro que você pode pedir para ele baixar o app na Apple TV e entrar com as suas credenciais, mas a comodidade de simplesmente jogar o vídeo do seu iPhone para a TV era boa, não há como negar.

Publicidade

É bom notar que compartilhar o conteúdo do Netflix com uma TV ainda é possível, desde que ela tenha um Chromecast integrado (alguns modelos de TVs da Philips, da Polaroid, da Sharp, da Skyworth, da Soniq, da Sony, da Toshiba e da Vizio).

Transmitindo um conteúdo do app Netflix para uma TV sendo o "Cast"
Transmitindo um conteúdo do app Netflix para uma TV sendo o “Cast”

Há também a opção do recurso “Cast”, esse ícone (Cast) que aparece no canto superior esquerdo da tela, o qual permite que você transmita o conteúdo para alguns modelos de TVs, ou ainda conectar o seu iPhone/iPad/iPod touch à TV via cabo (o que definitivamente não é nada agradável e exige um adaptador).

Obviamente, tentar espelhar a tela do iPhone/iPad na TV pela Central de Controle também não funciona com o app da Netflix. Será que estamos diante de uma limitação técnica real ou de mais uma tentativa da Netflix de proteger seu conteúdo?


Ícone do app Netflix
Netflix de Netflix, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 16.24.0 (193 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via MacRumors

Atualização, por Rafael Fischmann 06/04/2019 às 18:15

Um representante da Netflix confirmou ao The Verge que o recurso foi mesmo descontinuado, com uma justificativa um tanto esquisita:

Publicidade

Nós queremos nos certificar que nossos membros tenham uma ótima experiência na Netflix em qualquer dispositivo que usarem. Com suporte ao AirPlay saindo para aparelhos de terceiros, não há uma forma para nós distinguirmos entre dispositivos (o que é uma Apple vs. o que não é) e garantir essas experiências. Sendo assim, decidimos descontinuar suporte ao AirPlay na Netflix para garantir que o padrão de qualidade para visualização seja alcançado. Membros podem continuar acessando a Netflix pelo app embutido na Apple TV e em outros aparelhos.

Até onde eu sei, o protocolo AirPlay justamente se encarrega de garantir a qualidade e o formato adequado para apresentação de conteúdos como os da Netflix em cada dispositivo no qual roda. A coisa já funcionava há anos muito bem, obrigado.

Publicidade

Não haveria motivo nenhum para a Netflix se preocupar com isso, até porque a experiência com seu app continua a mesma pelo iPhone/iPad que estaria enviando os conteúdos via AirPlay. E, se tivesse que se preocupar, não era mais do que obrigação deles; eles que escolheram simplesmente ignorar isso.

Me soa, sinceramente, como alguma espécie de “retaliação” pela entrada da Maçã no segmento de streaming de vídeos com o Apple TV+.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mural MM, edição LXIX

Próx. Post

App Store tem primeira queda em número de downloads desde (pelo menos) 2015

Posts Relacionados