O melhor pedaço da Maçã.
Campanha da Mozilla por mais privacidade no iPhone

Mozilla lança petição para que a Apple atualize registros de anunciantes mensalmente

Eu sempre bato aqui na tecla do quão orgulhosa a Apple é em relação às suas políticas de privacidade, ainda que, em alguns pontos, a empresa ainda possa melhorar bastante. A Mozilla parece concordar comigo: a comunidade lançou recentemente uma petição para que a Maçã seja pioneira em uma mudança-chave no quesito.

Publicidade

Em seu site, a organização alerta para um identificador o qual “vive” em cada iPhone e permite que anunciantes saibam indefinidamente de todas as propagandas que o usuário clica, todos os vídeos que ele assiste e todos os apps que instala. O pedido da Mozilla é simples: ela quer que a Apple altere o funcionamento desse identificador para que ele seja reiniciado a cada mês, impedindo que anunciantes lhe rastreiem a longo prazo.

O próprio texto da petição lembra que usuários podem reiniciar esse identificador a qualquer momento que desejem (no iOS, basta ir em Ajustes » Privacidade » Publicidade), mas, na prática, a grande maioria dos usuários não tem conhecimento dessa possibilidade — ou sequer da existência de um elemento do tipo.

A Mozilla adiciona que, com essa solução de reinício mensal, usuários ainda podem receber propagandas relevantes e anunciantes ainda podem direcionar seus esforços, mas sem prejuízos significativos para a privacidade e a segurança das pessoas.

Publicidade

O AppleInsider, em contraponto à petição da Mozilla, lembrou que a Apple não fornece esses dados dos usuários a quaisquer anunciantes externos — somente ela processa as informações de forma que elas sejam usadas para direcionar propagandas na App Store e no Apple News.

Se isso faz você se tranquilizar, ótimo; caso contrário, é uma boa ideia assinar a petição do grupo. Privacidade, afinal, nunca é demais, não é verdade?

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo vídeo “Filmado com iPhone” destaca o poder da Mãe Natureza [atualizado: making of]

Próx. Post

Apple juntará Buscar Meus Amigos e Buscar Meu iPhone em um novo app

Posts Relacionados