O melhor pedaço da Maçã.

Conceito: como o recurso Tempo de Uso poderá chegar ao macOS

Conceito do app Tempo de Uso para macOS

Na última semana, dentre a infinitude de “prévias” dos futuros sistemas da Apple descobertas pelo desenvolvedor Guilherme Rambo, levantou-se a possibilidade de o macOS 10.15 ganhar uma versão do recurso Tempo de Uso para chamar de sua. Para quem está por fora, a ferramenta — que estreou no iOS — é destinada a melhorar a relação dos usuários com seus dispositivos, oferecendo opções de controle de uso, alertas de tempo e visualização de padrões.

Publicidade

Tendo em mente essa possível chegada ao macOS, o designer Jacob Grozian imaginou como o Tempo de Uso seria implementado na plataforma — e o resultado, se vocês querem minha opinião, ficou muito interessante.

Segundo Grozian, a ferramenta chegaria ao macOS como um app avulso, baseado no “Projeto Marzipan” (como já são os aplicativos Notícia, Bolsa, Gravador de Voz e Casa). A tela inicial mostraria os padrões de uso da pessoa, com gráficos divididos por categorias e horas do dia (ou dias da semana/do mês).

Na barra lateral, usuários poderiam clicar em cada uma das categorias para ver quais apps são mais utilizados dentro daquela área, em que horas ela é mais ativa e outros dados relevantes. No canto inferior esquerdo, seria possível alternar entre seus Macs e os das outras pessoas da sua família, vendo os padrões de uso de cada um.

Publicidade

O Tempo de Uso no macOS também contaria, claro, com as mesmas ferramentas de controle da sua contraparte para iOS. Seria possível estabelecer um tempo de repouso para desativar o Mac durante um certo período e configurar limites de apps para impedir o uso excessivo de determinados aplicativos — basicamente da mesma forma que já explicamos tintim por tintim nesse artigo.

Muito legal, também, seria o ícone do Tempo de Uso imaginado por Grozian para a barra de menus do Mac: lá, você poderia ter acesso rápido às informações mais relevantes do aplicativo, como aplicativos e categorias mais utilizadas, tempo restante no limite configurado e tempo total de uso no dia.

Confira:

Conceito do app Tempo de Uso para macOS

O que acharam da ideia? É bem verdade que o uso de um Mac é, em boa parte do tempo, diferente do uso de um iPhone ou iPad, o que pode tornar a implementação do Tempo de Uso no macOS um pouco menos útil do que no sistema móvel. Ainda assim, seria uma adição interessante.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Watch perdido no mar é encontrado 6 meses depois… e ainda funciona!

Próx. Post

Novos iMacs são homologados pela Anatel

Posts Relacionados