O melhor pedaço da Maçã.

Como sincronizar o histórico do iMessage em um novo Mac (sem o Mensagens no iCloud)

iMessage rodando no Mac e no iPhone

Nós já falamos aqui sobre o recurso Mensagens no iCloud, lançado no iOS 11.4/macOS High Sierra 10.13.5, o qual permite que todas as suas conversas do iMessage fiquem definitivamente salvas na nuvem em vez de ocuparem espaço nos seus dispositivos.

Publicidade

O problema é que algumas pessoas preferem não ativar essa opção: seja por reservas relacionadas à privacidade ou por ter um plano gratuito do iCloud com pouco espaço disponível e conversas gigantescas (cheias de mídias pesadas), em alguns casos é uma ideia melhor deixar o Mensagens no iCloud fora do jogo. Nesse caso, ao tirar um Mac novo da caixa, por exemplo, suas mensagens não serão automaticamente sincronizadas.

Felizmente, há uma forma de contornar essa situação. Ela envolve um pouco de “força bruta” por parte do usuário, mas não requer nenhum tipo de bruxaria — é necessário, apenas, que você ainda tenha em mãos o seu Mac anterior, com as mensagens do iMessage devidamente salvas.

A partir daí, o processo é o seguinte:

Publicidade
  1. No Mac antigo, abra o app Mensagens, depois, as suas preferências com o comando ,.
  2. Ative a opção “Salvar histórico quando as conversas forem fechadas”.
  3. Ligue o Mac novo e certifique-se de que ambos os computadores estão conectados à mesma rede Wi-Fi e com o AirDrop ativado.
  4. Ainda no Mac antigo, abra o Finder e use o atalho G para abrir a tela “Ir para a Pasta”. Nela, cole a seguinte localização: /Library/Messages/; em seguida, clique em “Ir”.
  5. Selecione todo o conteúdo dessa pasta pressionando A; em seguida, copie-o para uma nova pasta, que aqui intitularemos de “Backup iMessage”, criada na Mesa (Desktop).
  6. Arraste essa nova pasta para o AirDrop e envie-a ao Mac novo; salve-a na Mesa.
  7. No Mac novo, faça o mesmo procedimento: abra o Finder, digite G e cole /Library/Messages/, clicando em “Ir” em seguida.
  8. Na pasta aberta, cole os conteúdos da pasta “Backup iMessage”.
  9. Reinicie o Mac novo.

Pronto! Agora, suas mensagens do Mac antigo aparecerão normalmente na nova máquina.

Infelizmente, não há um processo semelhante para obter o mesmo efeito no iOS — o que é natural, já que o sistema móvel não tem sua biblioteca aberta para que possamos fazer a importação manual do histórico de mensagens. Ainda assim, fica registrada a dica. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Alguns serviços do iCloud estão com problemas [atualizado]

Próx. Post

Governo Trump passa a cobrar tarifa de 25% para carregadores e cases da Apple

Posts Relacionados