O melhor pedaço da Maçã.
Desmonte dos AirPods pela iFixit

Após críticas, Apple fala sobre programa de reciclagem dos AirPods

Conforme os AirPods vão trilhando o caminho para se tornarem possivelmente o produto de maior sucesso da Apple na década, também vão surgindo críticas relacionadas aos fones sem fio — direcionadas, principalmente, à sua natureza descartável ou à bateria que não dura mais que um ano e meio sem apresentar perda grave e significativa de capacidade.

Publicidade

No início do mês, a VICE publicou um longo artigo encapsulando todos esses problemas e, além disso, analisando os AirPods pelo viés da semiótica social — ou, em outras palavras, contrapondo as três faces do produto: a de símbolo de classe e status, a da manufatura realizada por fábricas de condição sub-humana em países emergentes e a do artefato descartável, cujos componentes permanecerão na terra sem decomposição por muitos séculos depois que seus donos perecerem.

O artigo é bem interessante e vale a pena ser lido — de fato, tanta gente leu e repercutiu seu conteúdo que até a Apple, notoriamente seletiva com relação às matérias e reportagens que comenta por meio da sua assessoria de imprensa, resolveu se pronunciar.

Em um comunicado enviado à revista digital OneZero, a Apple resolveu focar nos aspectos ambientais pertinentes aos AirPods. A empresa não negou que os fones são basicamente descartáveis e impossíveis de reparar, e também admitiu que a perda de capacidade das suas baterias é real e significativa — adicionando, entretanto, que esses são problemas atualmente incontornáveis, considerando o estado atual das tecnologias ali aplicadas.

Publicidade

A empresa notou também que os problemas apresentados pelo artigo da VICE não são exclusivos dos AirPods e se repetem em basicamente qualquer aparelho eletrônico moderno — o que, na opinião deste que vos escreve, parece evidenciar uma certa falta de compreensão da Maçã em relação à temática maior do texto, mas divago.

AirPods desmontados pela iFixit

Em um ponto, a Apple é bem enfática na sua resposta: o artigo não ressalta, em nenhum momento, que a empresa mantém um programa de reciclagem para os AirPods, assim como o tem para toda a sua linha de produtos. É possível entregar os fones velhos nas lojas da Apple ou em suas parceiras de reciclagem — ou até mesmo, nos Estados Unidos, solicitar o envio gratuito dos dispositivos à Maçã por uma transportadora.

Publicidade

A Apple colocou a OneZero em contato com a Wistron GreenTech, uma das parceiras de reciclagem da companhia que cuida do desmonte/reaproveitamento de partes dos AirPods. As descobertas da revista, entretanto, não foram muito animadoras: não há, como no iPhone, uma máquina específica para desmontar os AirPods e assegurar aproveitamento máximo dos componentes; os minúsculos fones são abertos à força bruta pelos empregados da fábrica com ferramentas manuais, removendo as peças recicláveis (bateria e drivers de áudio) e descartando o restante.

Mais desanimador é perceber que a própria Wistron confirma que o processo é deficitário — isto é, os custos envolvidos nesse desmonte e reciclagem não cobrem os ganhos gerados pelo reaproveitamento dos materiais valiosos, como cobalto. A própria Apple paga a empresa para cobrir os custos da reciclagem, mas não há nenhuma garantia de que esse pagamento (e, portanto, a prática) permaneça no futuro, quando a quantidade de AirPods descartados começará a aumentar conforme os fones vão ficando velhos.

No fim das contas, fica o lembrete de que, mesmo enviando seus AirPods à reciclagem, isso não significa que eles magicamente serão repostos na natureza como materiais ecologicamente amigáveis. E, como lembra Kevin Purdy, da iFixit, a natureza descartável dos fones não é exatamente inevitável: basta ver os Galaxy Buds, da Samsung, que são facilmente desmontáveis e receberam uma boa nota no índice de reparabilidade do site (seis, ao contrário da nota zero recebida pelos AirPods).

Publicidade

Já que a Maçã adora se colocar como defensora do meio ambiente, não seria o caso de voltar à prancha de desenho e pensar em alternativas para tornar os (cada vez mais ubíquos) AirPods mais amigáveis ao planeta Terra? Deixem vossas opiniões logo abaixo.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo alto-falante Echo Show 5, da Amazon, tem tela pequena e preço baixo

Próx. Post

Nova linha de baterias externas da mophie tem USB-C e design inteligente

Posts Relacionados