O melhor pedaço da Maçã.

iOS 13 tem recurso para combater o envelhecimento de baterias

Raio X do iPhone

Bateria é, sem dúvida, a principal reclamação de usuários da Apple. Duvida? Então veja essa pesquisa que nós fizemos. Ainda que os iPhones XS Max e XR tenham as melhores baterias já vistas em smartphones da Maçã, sabemos que isso sempre pode melhorar. E, pelo menos no lado do software, a Apple está tentando fazer a sua parte: ainda que não influencie em nada a curto prazo, o iOS 13 vem com um novo recurso que promete combater o envelhecimento desse importante componente.

Publicidade

Nas palavras da Apple, o iOS 13 conta com um “carregamento otimizado da bateria”. Trata-se de uma nova opção que ajuda a diminuir a taxa de envelhecimento da bateria, reduzindo o tempo que o iPhone passa totalmente carregado (quando você o coloca para recarregar e vai dormir, por exemplo) e ainda sendo alimentado. O iPhone vai entendendo a sua rotina de recarga diária de forma a adiar a recarga além de 80% somente para quando você realmente precisar disso.

Ficou confuso? Então acompanhe o raciocínio!

Como funcionam as baterias hoje

As baterias de íons de lítio que equipam basicamente qualquer dispositivo hoje em dia são um pouco sensíveis a correntes elétricas durante o carregamento; isso fica um pouco pior, digamos assim, quando a carga se aproxima de 100%.

Publicidade

Atualmente, o gerenciamento de bateria do iOS permite que dispositivos carreguem rapidamente até 80% da capacidade da bateria — isso tudo, é claro, depende de fatores como temperatura, ciclos e mais — antes de virar a chave para um carregamento mais lento, projetado para estender a vida útil de uma bateria. É por isso que o iPhone vai de 0% a 10% de bateria de forma muito mais rápida do que de 90% a 100%.

Como funcionará no iOS 13

Pois bem: no iOS 13, em vez de utilizar somente esse gerenciamento que é totalmente pré-determinado, o sistema usa aprendizado de máquina para entender a sua rotina diária de carregamento a fim de retardar esse processo até o momento mais adequado.

Usando o exemplo cima (de colocar o iPhone para recarregar à noite), o iOS 13 entenderá que você sempre deixa o aparelho na tomada por seis horas e, em vez de ir de 0% a 100% em três horas, vai retardar esse carregamento para que o seu telefone fique menos tempo conectado à energia em 100%.

Recurso Carregamento Otimizado da Bateria, do iOS 13
Opção de ativar o recurso Carregamento Otimizado da Bateria, do iOS 13

O recurso, é claro, poderá ser ativado/desativado pelo usuário — afinal, se você está em uma viagem usando bastante o seu iPhone (indo dormir supertarde e levantando muito cedo), esse tipo de gerenciamento pode acabar atrapalhado um pouco já que poderá demorar mais para o aparelho chegar a 100% de bateria.

Publicidade

Resta, agora, torcer para que os iPhones de 2019 venham com baterias ainda melhores!

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple aperta restrições para aplicativos infantis, mas volta atrás em apps de controle de uso

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: LEDit, Nanuleu, File Multi Tool 6 e mais!

Posts Relacionados