Gene Munster, analista da Piper Jaffray, levou sua equipe a lojas da Apple neste final de semana para traçar um perfil inicial de compradores do iPad. O resultado da pesquisa — que envolveu entrevistas com 448 pessoas — foi divulgado na manhã de hoje pelo Fortune Brainstorm Tech.
Eis as constatações:
- 74% já são donos de Macs (sim, apenas 26% usam PCs!), 66% também possuem iPhones e 92%, iPods.
- Quanto à capacidade escolhida: 39% pegaram o de 16GB, 32% o de 32GB e 28% o de 64GB.
- 78% disseram que não tinham uma segunda opção de compra num gadget do tipo. 58% dos que já possuíam um Kindle afirmaram que o trocariam pelo iPad como leitor de ebooks, e 10% dos que estavam na fila para comprar o iPad no sábado consideraram, no passado, adquirir um Kindle.
- 96% afirmaram que usarão tanto o iPad quanto seus atuais computadores.
- Usos primários do iPad, na ordem: navegação na web (74%), leitura de livros (38%), emails (32%), vídeos (26%), jogos (18%) e ouvir músicas (8%).
Hoje cedo, quando a Apple confirmou que tinha vendido 300.000 iPads no sábado, afirmamos que a Piper tinha sido certeira em sua previsão. O que não lembrávamos é que ela havia alterado o número consideravelmente mais tarde, citando 600-700.000 unidades.
Nesta manhã, Munster enviou uma nota a seus clientes confirmando o erro e reduzindo as estimativas de vendas do iPad até o final de 2010, de 5,6 para 4,3 milhões de unidades. Tamanha discrepância, segundo ele, ocorreu porque analistas estimavam que as vendas online compreenderiam 75% do total, enquanto na realidade elas ficaram na casa dos 50%.