CSS3 possiblitará sites muito mais bonitos, sofisticados, e leves

Encontrei um site que explora boa parte das novidades da versão 3 da linguagem de estilos CSS (Cascading Style Sheets). É uma tecnologia usada hoje na maioria dos sites da web, e serve para manipular os elementos que compõem a interface de cada página, eliminando a necessidade de, como antigamente, escrevermos longos códigos de HTML puro para diferenciarmos um site do outro.

Entre as novidades o que mais gostei — e o que mais vai me salvar tempo de ter que ir no Photoshop gerar imagens e depois penar para posicioná-las corretamente no layout — estão border-radius para definição do raio (ou curvatura) da borda de quaisquer elementos na página, multiple-backgrounds, text-shadow, opacity (finalmente!) e o multi-column layout, que provavelmente será uma das propriedades mais rapidamente adotadas por sites de jornais do mundo todo, já que permitirá a reprodução do layout impresso na web, através da divisão do conteúdo em colunas.

O grande problema disso tudo, é claro, é o processo de implementação de toda a tecnologia nos tantos browsers disponíveis hoje no mercado — não só isso, a implementação correta, de forma que a visualização de um site não seja diferente em um navegador ou em outro usando a mesma propriedade. Desde já recomendo que visitem o CSS3 Preview com o Firefox ou Safari — de preferência alternando entre eles, já que são os browsers que já têm a maioria dessas novidades implementadas em suas versões atuais.

Posts relacionados

Comentários