O melhor pedaço da Maçã.

CSS3 possiblitará sites muito mais bonitos, sofisticados, e leves

Encontrei um site que explora boa parte das novidades da versão 3 da linguagem de estilos CSS (Cascading Style Sheets). É uma tecnologia usada hoje na maioria dos sites da web, e serve para manipular os elementos que compõem a interface de cada página, eliminando a necessidade de, como antigamente, escrevermos longos códigos de HTML puro para diferenciarmos um site do outro.

Publicidade

Entre as novidades o que mais gostei — e o que mais vai me salvar tempo de ter que ir no Photoshop gerar imagens e depois penar para posicioná-las corretamente no layout — estão border-radius para definição do raio (ou curvatura) da borda de quaisquer elementos na página, multiple-backgrounds, text-shadow, opacity (finalmente!) e o multi-column layout, que provavelmente será uma das propriedades mais rapidamente adotadas por sites de jornais do mundo todo, já que permitirá a reprodução do layout impresso na web, através da divisão do conteúdo em colunas.

O grande problema disso tudo, é claro, é o processo de implementação de toda a tecnologia nos tantos browsers disponíveis hoje no mercado — não só isso, a implementação correta, de forma que a visualização de um site não seja diferente em um navegador ou em outro usando a mesma propriedade. Desde já recomendo que visitem o CSS3 Preview com o Firefox ou Safari — de preferência alternando entre eles, já que são os browsers que já têm a maioria dessas novidades implementadas em suas versões atuais.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Yahoooooooooooooooo!

Próx. Post

Comprimindo folhas de estilo CSS para publicação

Posts Relacionados