O melhor pedaço da Maçã.

Como converter vídeos para o iPod

Uma das dúvidas mais freqüentes da web é também uma das mais fáceis de responder. Se o vídeo que você quer colocar no seu iPod já está codificado em um formato qualquer compatível com o iTunes (MPEG-4, H.264 — QuickTime em geral), o processo não poderia ser mais “Apple-like”; mais fácil, impossível. O que pode complicar é ele necessitar de um codec especial para reprodução ou se você quiser ripar vídeos direto de DVDs.

Publicidade

Convert to iPodTomando o primeiro caso como verdadeiro, o primeiro passo é ter o vídeo inserido na sua biblioteca do iTunes. Para isso, arraste-o para a Library ou use o menu File > Add to Library… para encontrá-lo rapidamente (dependendo da quantidade de arquivos que você tem), selecione o menu Videos na sidebar do iTunes. Com o arquivo selecionado, basta ir no menu Advanced > Convert Selection to iPod ou clicar em cima dele com Ctrl (o equivalente ao botão-direito do mouse) e selecionar a mesma opção.

Pronto! Dependendo do tamanho do vídeo e do poder de processamento da sua máquina, a conversão pode demorar um pouco, mas quando finalizada ele já estará no formato e tamanho corretos para você transferir para o iPod. Aí, basta arrastar o vídeo para o ícone do seu iPod na sidebar do iTunes.

Agora se o seu caso é converter vídeos de DVDs para o iPod, a comunidade macmaníaca é agraciada pela existência do freeware open-source HandBrake (já binário universal, ou seja, roda nativamente mesmo em Macs Intel), que traz presets embutidos para conversão de vídeos para os formatos MPEG-4 e H.264, além de também convertê-los para MPEG-4 compatível com o PSP. É possível inclusive optar por cortar a imagem de acordo com o formato da tela de cada um dos aparelhos: 4:3 para o iPod e 16:9 (widescreen) para o PSP.

Outra dica bastante interessante e que resolve o problema da maioria dos que querem converter vídeos que usam codecs diferentes dos suportados pelo iTunes é o iSquint — bem mais ágil na conversão de vídeos do que o próprio QuickTime, segundo o desenvolvedor. Também completamente gratuito, ele não requer nenhum software especial para funcionar e suporta os formatos multimídia mais populares, como .MOV, .MP4, .AVI, .DV, .MPG, .VOB, .3GP, .ASF, .WMV, .FLV e .M4V. Também já é binário universal.

Se você é um feliz proprietário de um iPod video, conte para nós sua experiência convertendo vídeos para seu aparelhinho. As soluções que apresento neste post são suficientes para a maioria dos casos? Você tem alguma dica extra para os desesperados que ainda não conseguiram converter aquele vídeo duca, mesmo com todas essas opções? Participe nos comentários, a comunidade agradece!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Say Halo (oops… Hello!) to the iBox

Próx. Post

Vai US$ 100 milhões aí?

Comments are closed.

Posts Relacionados